Vídeos Online

Produzir vídeos online pode parecer desencorajante as vezes. Fazer um investimento sem a certeza do retorno pode ser assustador para algumas realidades.

Pelo menos é isso o que sentimos em pequenas e médias empresas que ainda buscam se estabelecerem.

Em primeiro lugar o fato é que vídeo não é apenas um investimento, as pessoas querem ver vídeos online e muito melhor se sua empresa tiver um disponível.

Assim como alimentação, água, luz e internet, o vídeo se tornou essencial para qualquer empresa e marca na internet hoje.

Portanto em algum momento da sua estratégia, sua empresa vai precisar produzir vídeo.

Vendo os Vídeos Online por outra ótica

Você sabe como os brasileiros assistem seus vídeo favoritos? Ele assiste vídeos pelo smartphone ou em telas maiores? Ele diminuiu o consumo de TV? Qual o tipo de programação que assistem na web?

Uma pesquisa da Vídeo Viewers em parceria com o Instituto Povokers e com a Box 1824, analisa o comportamento dos brasileiros quando assistem vídeos online ou ligam sua TV, buscando entender como diferentes tipos de conteúdo transformam os hábitos dos brasileiros que assistem a vídeos.

Desde 2014 o consumo de vídeos online só aumenta, falamos desse aumento nos anos anteriores.

Em 04 anos o consumo de vídeos na Web cresceu 135%. A TV durante o mesmo período teve um aumento de apenas 13% de consumo.

Portanto um grande aliado nesse crescimento é sem dúvida o Youtube, que afeta diretamente o hábito como consumimos vídeos hoje em dia.

80% dos consumidores de vídeos online procuram conteúdo que a TV não oferece. Enquanto 75% dos consumidores que veem TV dizem não ter a intenção de contratar um serviço de TV paga.

Um fato entre os que declaram consumir apenas TV é que eles tem em média 38,8 anos e 88% estão na classe C.

Apenas 18% dos consumidores declaram dar atenção exclusiva quando estão assistindo à TV.

Em sua maioria as pessoas preferem assistir vídeos online em seus smartphones. Portanto 75% dos participantes da pesquisa usam smartphones para assistir vídeos online.

O Youtube mudou completamente a realidade das mídias de vídeo. Isso porque o crescente interesse das pessoas em vídeos fez com que o Youtube se destaca-se. Assim o Youtube hoje se tornou o lugar preferido para as pessoas consumirem vídeos.

Estratégia para Vídeos Online

Recentemente o McDonald’s lançou uma campanha criada pela DM9. O desafio era conversar com o público jovem, que a tempos pedia a volta do Festival do Cheddar. Como resultado a campanha atingiu 41 milhões de visualizações, levando a um aumento expressivo de vendas e visitas a lojas.

Para Alarcon, VP de Criação da DM9 é necessário ter a mentalidade “Digital não é formato, é mindset” como um mandamento para guiar as campanhas digitais no Brasil.

Portanto para Alarcon existem 3 pontos importantes a serem seguidos:

Produzir de forma simples e prática. Então encontre um linguagem que se adapte a qualquer realidade de orçamento sem abrir mão de qualidade.

Crie conversas e seja pop. Portanto é preciso criar identificação das pessoas para que elas se relacionem com o anúncio, levando elas a terem vontade de falar a respeito.

Pegue carona em uma conversa. Então como nem sempre é possível criar um assunto, podemos utilizar assuntos que já estão na cabeça das pessoas é uma dica importante.

Além disso essa estratégia trouxe outros resultados para a marca. Ou seja as visitas estimuladas pelo TrueView durante a campanha custaram menos e renderam mais que a média. Além disso com o engajamento maior, gerando 8 vezes mais compartilhamentos, 7 vezes mais curtidas e 5 vezes mais comentários que o normal.

Mudança de comportamento online

O grande fato é que o comportamento das pessoas online mudou e além disso hoje estar presente na web é uma tarefa para todas as empresas que buscam sucesso.

Portanto a tendência é que a preferência por vídeos online só continue crescendo, pois até mesmo os canais de TV estão migrando para a internet, hoje os negócios acontecem online.

Estamos todos conectados a todos os cantos do mundo, então é muito mais fácil encontrar os assuntos do seu interesse.

A presença online da sua marca é crucial para o seu sucesso. Por exemplo para expandir seu negócio, atingir novas pessoas, consolidar sua marca, atrair novos parceiros.

Portanto gerar resultados com vídeos online é uma tarefa fácil se você estiver atento ao seu público sabendo o que eles esperam ver.

Da estratégia a produção

Por exemplo no caso do McDonald’s eles provavelmente realizaram estudos da marca para entender que precisavam se aproximar do público jovem. Por outro lado a estratégia que a DM9 encontrou teve como resultado uma forma de se comunicar eficientemente com o público alvo.

Ou seja a excelência na execução do projeto conta muito para o resultado final, mas é extremamente importante se atentar ao caminho. Portanto quando sabemos como nos comunicar com nosso público podemos direcionar nossa energia e criatividade em encontrar as melhores soluções dentro de um cenário real.

Em outras palavras quando seguimos esse caminho tornamos a produção uma etapa muito mais simples. Portanto produzindo com segurança e criando um laço de confiança entre produtora de vídeo e cliente.

Como resultado sua empresa sai ganhando ao entregar uma excelente produção ao seu público gerando resultado com vídeo.

Além disso tenha uma estratégia de vídeo para a sua empresa e agregue valor a sua marca. Como resultado tirando o máximo do que o vídeo pode oferecer para suas campanhas de marketing.

Fonte: Think Google 1, Think Google 2