Dicas de Roteiro de Vídeo

Primeiro de tudo as dicas de roteiro de vídeo vão ajudar você e a sua equipe a otimizarem o seu tempo e garantirem o sucesso do seu vídeo.

Ao iniciar um projeto de vídeo, depois do briefing e estudo de caso, iniciamos o roteiro do vídeo. Talvez seja a sua equipe que esteja escrevendo, um roteirista freelancer ou a sua produtora de vídeo.

Razão pela qual queremos compartilhar com você algumas dicas de roteiro de vídeo.

Primeiro de tudo é importante saber que para produzir o melhor roteiro possível devemos ter clareza no objetivo e focar no resultado que deseja. Se seu vídeo é para um grande público isso pode acabar ficando um pouco confuso e algumas informações se perdendo.

É comum as empresas escolherem uma duração de vídeo e ficarem inseguros se tudo o que querem dizer vai caber na duração. Da mesma forma em outros casos o medo é esquecer alguma informação valiosa.

Sabemos que a realidade para muitas empresas no Brasil é que o vídeo é um investimento valioso e em muitos casos só tem orçamento para produzir apenas um vídeo.

Vamos começar

Primeiro de tudo preparamos algumas dicas de roteiro de vídeo para você ter poder na tomada de decisão, otimizando seu tempo e da equipe.

Uma estratégia de vídeo pode ser dividida em 3 partes, curto, médio e longo prazo. Portanto o ideal é produzir um tipo de vídeo para cada etapa.

A cima de tudo o segredo é produzir vídeos a curto prazo. Esses vídeo vão dar força e fôlego para sua empresa gerar resultado. Dessa forma você poderá investir em vídeos para médio prazo. Como resultado os vídeos de médio prazo nos permite produzir vídeos de longo prazo.

Acima de tudo é importante também ter em mente que um vídeo institucional para algumas empresas e nichos pode ser o primeiro vídeo a ser produzido. Enquanto para outras empresas ter vídeos nas redes sociais é muito mais importante para a sua presença online e fortalecimento da relação com seus clientes.

Dicas de roteiro de vídeo

Em primeiro lugar ao produzir um roteiro ou entregar um feedback sobre um roteiro você deve ter em mente que menos é mais.

Um erro comum é tentar colocar todas as informações
possíveis dentro de um vídeo e isso pode matar o seu vídeo.

Um roteiro de cinema passar por diversos tratamentos. Assim é escrito um pré-roteiro que será analisado pela equipe responsável para obter um feedback.

Em segundo lugar durante o feedback você deve sempre ser honesto e apontar os pontos que não concorda ou gostaria de mudar. Como resultado sempre que escrevemos um roteiro temos motivos reais para incluir as informações da forma que estão.

Uma das valiosas dicas de roteiro de vídeo é ser honesto. Como resultado todos os esforços serão direcionados de maneira correta e qualquer informação desalinhada será corrigida.

Além disso é possível identificar se o roteiro está indo na direção esperada e vai gerar o resultado que queremos.

Tenha Foco

Em primeiro lugar procure sempre ser breve e objetivo no roteiro. Você pode perceber só depois que esqueceu de incluir algo. Agora imagine que o roteiro do seu vídeo está fechado e aprovado para iniciar a produção do vídeo.

Nesse momento você acaba percebendo que esqueceu de uma
informação valiosa. Se o seu roteiro estiver cheio de informações, incluir uma
nova informação pode destruir os ganchos criados dentro do roteiro e gerar
confusão no espectador.

Se lembre

Acima de tudo sempre lembre-se do objetivo, público alvo e o resultado esperado. Essa informação é realmente valiosa para o seu cliente?

O vídeo cumpre o papel de despertar o interesse, gerar
credibilidade para um marca ou produto. Então uma métrica importante é saber
quantas pessoas seu vídeo levou até seu site.

Pois muitas informações não precisam estar no vídeo, seu
site está lá para completar a sua apresentação comercial. Fornecendo
informações muito mais detalhadas sobre etapas, processos, produtos e etc.

Seja Simples

Em primeiro lugar acontece com muita frequência querer colocar todas as informações possíveis em falas, seja na locução ou em depoimentos. Devido a isso seu roteiro pode acabar sobrecarregando as informações e você não precisa disso.

Dificilmente um roteiro que está próximo dos 90 segundos vai ficar menor ao incluir uma novo trecho. Portanto ao invés de incluir todas as informações em forma de áudio, você pode incluir elas de forma visual.

Assim um excelente recurso é incluir outros vídeos, textos, imagens e até mesmo animações dentro do seu vídeo para completar e enriquecer o material.

Finalmente a grande vantagem do vídeo é o fato dele trabalhar com a audição, visão e a cinestesia. Como resultado através dos estímulos audiovisuais você pode gerar sentimentos no espectador, levando ele a querer saber mais sobre sua marca ou produto.

Seja Objetivo

Em primeiro lugar o que acontece com bastante frequência é produzir um vídeo para diferentes públicos. Como é o caso de produzir o vídeo para clientes B2B e B2C.

Portanto preste muita atenção! Os vídeos para B2C normalmente possuem apelo emocional, buscam mostrar a experiência do consumidor. Um vídeo B2C vai ser sobre como o seu produto é fácil de usar e melhora a vida do consumidor, ter o seu produto propicia um estilo de vida que ele não vai encontrar em outro lugar.

Consequentemente os vídeos para o público B2B seguem outro caminho, os vídeos para B2B buscam contar a história da empresa, sua estrutura, capacidade operacional, qualidade de produtos, linha de produção e etc.

O que realmente acontece é que o público B2C busca algo para
o seu dia a dia e normalmente sua tomada de decisão depende somente dele.

Como resultado o público B2B é composto por diversos profissionais e áreas dentro de uma mesma empresa. Certamente o argumento que pode atrair em um primeiro momento pode ser um impeditivo aos olhos de outro profissional.

Seja Discreto

Em primeiro lugar como mencionamos antes, muitas vezes queremos colocar todas as informações possíveis em um vídeo para fazer valer nosso investimento.

Portanto também existe um segredo para escrever roteiros e é ser discreto.

Consequentemente você não deve sobrecarregar de informações o seu roteiro. As informações mais importantes devem ser inseridas ao longo do roteiro de forma espontânea.

Isso significa que para contar uma história é necessário ser
sutil ao passar as informações de forma que o texto ou a narrativa fique fluída
e não pareça forçado.

Conclusão

Assim o seu vídeo vai ser objetivo, simples e vai atingir
seu público.

Além disso seguir essas dicas de roteiro de vídeo é extremamente valioso para qualquer empresa que deseje produzir vídeo.

Portanto seja a sua equipe, um profissional ou uma produtora de vídeo é importante ter essas dicas de roteiro de vídeo para facilitar a comunicação entre vocês e aumentar as chances de sucesso do vídeo.