Comece a usar vídeo marketing

Usar vídeo marketing é a realidade para os próximos anos. O crescimento do consumo de vídeos comprova a sua importância na sua estratégia.

O vídeo marketing surgiu nos Estados Unidos. Há muitos anos eles vem utilizando diversas técnicas como o Storytelling para aprimorar seus vídeos.

Em primeiro lugar usar Vídeo Marketing hoje pode ser muito mais efetivo. Isso porque temos em nossas mãos o incrível poder da informação.

Podemos entender os formatos e os conteúdos que mais geram engajamento. Além de ter a oportunidade de medir as métricas, o que torna tudo mais palpável.

O que é vídeo marketing

É difícil explicar em poucas palavras o que é o vídeo marketing, pois ele tem raiz na própria estrutura do marketing. Por isso podemos dizer que o vídeo marketing é um conjunto de ações. Ações estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público sobre determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto ou serviço.

Olhar por esse ângulo vai te dar outra visão sobre como usar vídeo marketing. Isso significa que o vídeo não é apenas parte integral de uma estratégia, mas sim que o vídeo deve possuir sua própria estratégia baseada na estratégia central do marketing. Muitas vezes o vídeo pode ditar a estratégia de marketing a ser utilizada.

Porque usar vídeo marketing

Quando queremos divulgar uma marca usar vídeo marketing é a resposta. Pensando em um conjunto de ações estrategicamente formuladas para atingir seu público, divulgando sua marca com forte impacto.

O vídeo tem grande poder de persuasão, por isso ter uma estratégia é crucial, tanto a estratégia de lançamento, quanto a estratégia do conteúdo do vídeo é importante.

O público quer se identificar com as marcas, enxergando o que eles e sua marca tem em comum. Esse é o principal ingrediente para usar vídeo marketing, utilizando todos os dados sobre seu público você tem a capacidade de potencializar o alcance do seu vídeo.

Usar vídeo marketing te permite aumentar o engajamento do público, seu alcance orgânico, sua audiência, suas vendas, valorizar sua marca, criar identificação com o público e agregar valor percebido do seu produto ou serviço.

Como criar Vídeo Marketing

Da mesma forma que produzir um vídeo explicativo ou institucional demanda algumas etapas, usar vídeo marketing segue a mesma lógica. Portanto é importante antes de começar a pensar no seu vídeo ter informações que vão ser o ponto de partida.

Assim como criamos campanhas de marketing devemos estudar nosso público, também devemos estar atento aos nossos concorrentes. Um breve estudo de mercado pode abrir seus olhos para entender o que gera resultado no seu nicho.

Outro ponto é entender o formato de vídeo que gera resultado é crucial nessa etapa. A criatividade pode fazer toda a diferença, mas você precisa saber qual o formato de vídeo gera mais engajamento do seu público.

Existe uma crença de que vídeo marketing é um formato, mas na verdade ele é uma nova abordagem, baseado em informações e ligado diretamente a estratégia de marketing da sua empresa.

Usar vídeo marketing serve justamente para entregar ao público aquilo que ele realmente quer consumir. O público prefere consumir vídeos que vendem sem vender. Aposte em um vídeo que gere emoção e venda a experiência ao seu público é a chave para qualquer vídeo que vai utilizar estratégia para atingir seu objetivo.

Dicas Importantes

Em primeiro lugar deve estar o conteúdo do seu vídeo. Portanto o que seu público quer ver é o que vai determinar se seu vídeo vai gerar resultado. Por isso conte boas histórias, é crucial para representar o conteúdo do vídeo de forma eficiente e que impacte o seu público.

Seja detalhista, seu público merece esse cuidado. O briefing pode ajudar a entender onde sua empresa está e onde ela quer chegar, faça pesquisas sobre os seus concorrentes e estude seu mercado do ponto de vista do vídeo.

Seja breve, vídeos curtos e atraentes tem muito mais chances de gerar resultado do que vídeo longos e sem qualidade.

Erros comuns

Se faltar identificação com seu vídeo o público não vai assistir seu vídeo. Não definir corretamente seu objetivo é um dos motivos que vai levar o seu público a não se identificar com seu vídeo.

Ao criar um vídeo você deve ser objetivo. Portanto ter um vídeo que fala muito e vende pouco é um erro clássico. Além de fazer com que seu vídeo se torne apenas mais um vídeo na internet, sem agregar nenhum valor a sua marca.

Nunca se esqueça dos dados, títulos, tags e descrição do vídeo. É comum encontrar vídeos no Youtube que a empresa não teve a devida orientação para preencher os metadados do vídeo.

Agora com todos esses pontos, se você deve saber como utilizar os dados e informações a seu favor. Você vai estar muito próximo de produzir um vídeo que vai gerar resultado para sua empresa.

Você pode descobrir mais sobre Vídeo Institucional, o que é e como produzir.