A capacidade de contar histórias relevantes, utilizando palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história, isso é Storytelling Arte de contar histórias.
- Storytelling Arte de contar histórias
- Quais são os problemas e desejos dos seus clientes?
- Quais experiências da sua personagem passou?
- Quais as dúvidas que ele enfrentou? Erros?
- Descreva sua empresa, produto ou serviço
- Como sua empresa, produto ou serviço mudou a vida dessa personagem?
- Resultado final
- Até a próxima
Storytelling Arte de contar histórias, podemos encontrar diversas utilizações para o Storytelling. Em primeiro lugar uma importante utilização dessa técnica é a transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos. Também está presente em outras áreas de expressão, como o cinema, televisão, literatura, teatro e até mesmo em videogames.
Portanto através do ato de contar histórias o ser humano estabelece ligações interpessoais, dessa forma cria uma maior identificação com o público.
Mas é claro que antes de começar a contar uma história é crucial que você defina o objetivo da história. Os itens que não podem faltar, o estilo da abordagem e sobre quem vai ser o foco da história. Já falamos sobre os objetivos dos vídeos, confira aqui: Os Segredos do Vídeo Marketing de Sucesso
Storytelling Arte de contar histórias
Quais são os problemas e desejos dos seus clientes?
Identificar os medos e desejos dos seus clientes, vai ajuda-lo não apenas a contar uma boa história, mas como atingir seu público de diversas maneiras. Se você não conhece seu público sua história está fadada ao fracasso. Dessa forma devemos focar em como é a vida de quem não pode contar com a sua empresa, serviço ou produto.
Quais experiências da sua personagem passou?
Uma das principais funções do Storytelling é atingir emocionalmente o público. A ideia é apresentar situações que a personagem da sua história enfrentou por não ter a sua empresa, produto ou serviço. Dessa forma o público vai pensar “nossa eu também passei por isso”. Portanto observe que os problemas enfrentados derivam diretamente do medo. Quando sentimos medo ficamos paralisados, sem reação e por isso se desencadeiam outros problemas e isso nos leva a próxima questão.
Quais as dúvidas que ele enfrentou? Erros?
Baseado nas duas questões anteriores é o momento de expor e juntar os medos, desejos e situações. Estamos a um passo do ponto de virada (Spot), essa é a oportunidade de fortalecer as questões anteriores de uma nova perspectiva. Assim o medo levou a personagem a experiências e por conta disso agora ele tem outros problemas. O que acabamos de fazer é criar um link entre os 3 pontos cruciais. Portanto é isso que vai fazer o espectador continuar e querer sua empresa, produto ou serviço.
Descreva sua empresa, produto ou serviço
É a hora de apresentar a sua empresa, produto ou serviço, como funciona o modelo de negócios, a logística. Elucidar possíveis dúvidas que podem impedir seu cliente em potencial em se tornar seu cliente. Preste atenção para não entregar o ouro, pois a próxima questão é o desfecho final.
Como sua empresa, produto ou serviço mudou a vida dessa personagem?
Sua empresa, produto ou serviço foi capaz de revolucionar a vida da personagem, o que mudou, isso gerou uma transformação na vida da personagem. Como isso foi possível, mostre como a vida da personagem se tornou mais fácil e simples com sua empresa, produto ou serviço.
Resultado final
O resultado final é um cliente satisfeito e surpreso. Agora convida a quem está interessado a continuar e realizar uma ação (Call to action), comprar um produto, acessar um site. Isso vai depender de você e das suas necessidades.
Seguir esses passos não vai garantir o seu sucesso, mas vai te deixar a meio caminho do sucesso. A grande questão do Vídeo Marketing é unir o conhecimento da sua área de marketing com o conhecimento em produção audiovisual. Juntos vão encontrar as melhores soluções.
Vocês conhecem melhor do que ninguém os seus clientes e a produtora de vídeo sabe como produzir o vídeo necessário. Consequentemente esse é o melhor custo benefício. Essa relação entre você e a produtora de vídeo deve ser de confiança e ajuda mútua. Vocês devem remar na mesma direção, assim os esforços vão ter mais resultados e o objetivo vai ser alcançado.
Até a próxima
Se você ficou com alguma dúvida sobre Storytelling Arte de contar histórias, mande um e-mail para a Nice Films ou então deixe um comentário que teremos o maior prazer em responder.
Tem sugestões ou gostaria de ver um assunto sobre vídeo marketing que ainda não abordamos? Então fala com a gente que vamos providenciar!
Na próxima semana vamos continuar nossa jornada imersiva sobre vídeo marketing, não perca ou você vai ficar para trás!