Seguir os 6 Passos para produzir um roteiro de sucesso é um grande desafio.
Em primeiro lugar no mundo em que vivemos não somos capazes de construir nada sem um plano estabelecido.
Você precisar passar por todas as etapas, prever os problemas e as soluções, pois se não o fizer com certeza terá problemas na execução.
Correndo o risco do resultado esperado ficar longe de ser atingido.
O mesmo vale para os vídeos, portanto a construção do roteiro é de suma importância para seu projeto.
O vídeo tem o poder de passar uma mensagem com muita qualidade em pouco tempo.
Portanto a pessoa que o assiste o grava na memória por mais tempo, o que trás um ótimo custo beneficio pra você e sua empresa.
Mas um vídeo qualquer não tem este poder, ele precisa ser muito bem estruturado e por isso o planejamento é primordial.
Agora vamos mostrar a você os 6 passos para produzir um roteiro de sucesso para o seu vídeo em alguns passos simples.
Os 6 Passos para produzir um roteiro de sucesso
O Briefing
Sempre que formos tratar de produção de vídeos as primeiras coisas que devem ser levadas em consideração são os desejos e pretensões do cliente para com o produto final.
É neste momento em que você e sua empresa irão contribuir ao máximo no projeto.
Somente vocês podem dizer que tipo de resultado buscam para que o projeto atinja os objetivos.
A produtora de vídeo contratada pode te sinalizar as melhores formas de chegar a este objetivo, mas somente você sabe qual é ele.
É importante que o atendimento realizado pela produtora o instrua corretamente sobre todos os formatos que são capazes de atingir o resultado estabelecido.
Levando em consideração todos os aspectos, inclusive o orçamento disponível para o projeto.
Como cliente é seu dever exigir que todos os pontos sejam esclarecidos, e não estou me referindo apenas a produção do vídeo.
A maneira como este vídeo será veiculado, como direciona-lo ao público alvo, enfim uma verdadeira consultoria de marketing deve ser feita antes de tomadas as decisões.
O Inicio
Com o briefing concluído, passamos para a etapa de criação do roteiro.
Possuindo o propósito do vídeo, que foi definido no briefing, caberá agora definir que tipo de linguagem será utilizada.
Quais as melhores palavras a serem utilizadas, pensando sempre no público alvo definido e no tempo que foi estabelecido para que a mensagem seja entregue.
Parece simples, porém tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes.
A Mensagem Central
O próximo passo é localizar a mensagem principal, o que deve ficar gravado na cabeça de todos que assistirem o seu vídeo.
Essa mensagem pode estar presente na missão da empresa.
Podendo ser seus valores, conceito do produto, ou pode até ser algum slogan já existente.
O ideal é que o roteirista encontre a simplicidade da mensagem.
Dessa maneira ela fica mais forte na mente de quem a assistiu.
Quanto mais fácil e simples ela for passada mais ela permanece presente.
Atraindo a atenção
O ser humano por natureza aprende mais e presta mais atenção quando sente curiosidade sobre determinado assunto.
Desta forma sente prazer em absorver determinadas informações e ter emoções despertadas.
É dever do roteirista identificar as formas de se aguçar esses sentimentos no espectador.
Isto pode ser feito de diversas maneiras, mas sempre se levando em consideração o público e os canais que foram definidos.
Call to Action
No começo do vídeo é importante que a ideia principal fique bem clara.
O ideal que seja nos primeiros 30 segundos do vídeo, pois manterá o espectador atento ao vídeo.
Já a chamada para ação, Call to Action, normalmente fica para o fim.
Pois ela leva o espectador a fazer algo e o ideal é que seja após assistir ao vídeo. Nem toda produção possui um Call to Action.
É utilizado sempre com objetivos específicos, como fechar o negócio, gerar um lead, contato com algum consultor, compartilhar entre outras ações nesta linha.
A Aprovação
Após todos estes passos, a produtora deve retornar ao cliente para aprovação do roteiro, dos textos e imagens inseridas.
É importante que você como cliente esteja de acordo com tudo o que está no roteiro.
Identifique todos os objetivos definidos no briefing dentro do roteiro.
A próxima etapa é a de produção do vídeo e ele será produzido de acordo com este guia.
Portanto agora que você sabe os 6 Passos para produzir um roteiro de sucesso, inicia-se a fase de produção, que é tema para um próximo post.
Ficou com alguma dúvida ou gastaria de deixar um comentário? Fique a vontade para sugerir outros temas também.