Produza vídeo para sua marca gastando nada ou quase nada

Para que você Produza vídeo para sua marca eu vou te contar o método que eu utilizei para ajudar mais de 50 pessoas a produzir vídeo para suas marcas de forma prática, gastando nada ou quase nada.

Mas antes disso eu vou te contar um pouco da minha história, mas se você estiver com pressa, pode ir direto ao ponto final clicando aqui.

Eu sou Alexandre Chacon, CEO, Diretor e Produtor Audiovisual na Nice Films, sou um profissional multi disciplinar e quero que você Produza vídeo para sua marca gastando nada ou quase nada.

Produza vídeo para sua marca

O Começo de tudo

Eu trabalho a quase 10 anos com vídeo, comecei coletando e analisando dados de programação de TV e Propaganda de TV, era desafiador analisar e entender como as propagandas eram veiculadas. E eu realmente gostava de fazer esse trabalho, além das minhas funções que eu deveria exercer, eu tinha uma curiosidade pessoal em entender como programas e propagandas funcionam, então foi uma oportunidade incrível para aprender os diferentes tipos de abordagem, qualidade e linguagem para cada tipo de vídeo e para cada local que ele vai ser transmitido.

Mas como eu sou inquieto e estou sempre buscando mais, em pouco tempo eu já entendia como aquilo funcionava e não tinha mais perspectiva de crescimento dentro da empresa, minha única opção seria ser transferido para outro setor e aprender coisas novas, mas esse não era meu objetivo.

Primeiros passos

Resolvi então iniciar uma faculdade de produção audiovisual que me daria a oportunidade de trabalhar com vídeo, propagandas, filmes, séries, programas e vídeos para empresas e marcas, durante a faculdade eu conheci pessoas incríveis, algumas já estavam a bastante tempo no mercado, outras aguardavam ansiosamente a oportunidade de conseguir um estágio ou trabalho na área para então seguir o tão glorioso caminho para trabalhar em grandes produtoras ou emissoras.

Um amigo pessoal com o mesmo sentimento e objetivo também resolveu arriscar e a começar a faculdade de produção audiovisual. O problema é que quanto mais eu estudava, mas insatisfeito eu me sentia, primeiro porque a forma como o conteúdo era transmitido não me satisfazia nem prendia minha atenção e em segundo lugar porque a maior parte do conteúdo era repetitivo e não chegava a lugar nenhum, mas para a minha sorte eu sempre fui inquieto e sempre busquei ir atrás de informação e conhecimento, além de ter uma incrível capacidade para aprender coisas novas.

Enfrentando os desafios

Então eu fui atrás para aprender a como escrever bons roteiros, editar vídeos, desenhar, criar animações, filmar e conhecer sobre equipamentos (iluminação, áudio, vídeo) para tentar juntar esses conhecimentos com o que eu estava aprendendo na faculdade e foi justamente isso que me abriu as portas para o que viria acontecer na minha vida.

Durante a faculdade, tirando aqueles que já trabalhavam na área e estavam buscando uma formação apenas para formalizar aquilo que já faziam, pouquíssimos alunos conseguiram estágios ou empregos fixos na área, aliás, eu poderia dizer que era possível contar nos dedos quem realmente trabalhava com aquilo que estava estudando.

Graças ao meu instinto de buscar conhecimento eu logo consegui um emprego em uma emissora de TV como editor de vídeo, foi ai que eu pensei “Agora eu vou ter a oportunidade de me expressar criativamente e conhecer a fundo como se produz programas, ter a oportunidade de me relacionar com jornalistas, diretores e outros profissionais que iriam me enriquecer profissionalmente”.

Obstáculos fazem parte do caminho

Mas como nem tudo são flores, eu acabei ficando novamente estagnado em uma função que pouco permitia me expressar criativamente, por outro lado, como eu sempre aprendi rápido eu tive a oportunidade de aprender novas funções e logo percebi que eu poderia fazer mais do que editar vídeos apenas.

Com o tempo alguns profissionais saíram e eu comecei a receber novas oportunidades para editar novos programas, conhecer outros profissionais e eu fui aprendendo a receita do bolo.

A essa altura a faculdade já não supria a quantidade de dúvidas que eu tinha e meu conhecimento já estava à frente das matérias que eu estava aprendendo, eu já estava nos últimos 6 meses da faculdade e agora era hora de trabalhar no famoso TCC ( Trabalho de conclusão de curso).

O Grande desafio

Acredito que você saiba que para um estudante a verba é pequena, então como entregar um trabalho incrível gastando pouco ou quase nada?

Eu e meu amigo nos juntamos e resolvemos que iriamos produzir um curta-metragem (filme de curta duração), nós não sabíamos como, nem com que dinheiro e muito menos o que diabos iriamos filmar, mas nós sabíamos que iriamos conseguir.

Eu preciso que você preste muita atenção, porque foi aqui, nesse exato momento em que eu aprendi e desenvolvi meu próprio método para produzir vídeo. Eu não criei nada novo, apenas organizei as etapas de uma forma que pra mim é mais fácil e gera resultado.

Nós criamos dezenas de histórias, perdemos noites em claro e finais de semana sem fim para tentar encontrar a história que queríamos contar, mas nada nunca nos agradava.

Foi então que paramos e pensamos, “sobre o que nós entendemos? Sobre o que nós gostamos de falar? E principalmente, sobre o que gostaríamos de falar no nosso filme?”

Preste muita atenção

Repare que o primeiro passo foi definir o nosso OBJETIVO.

Como já havíamos perdido muito tempo decidindo inconscientemente O QUE NÃO QUERIAMOS, foi mais fácil definir o que queríamos. Anotamos todos os temas que gostaríamos de fazer uma história, até chegar a ideia.

Com o objetivo definido, nós falamos, “muito legal, mas e agora?”.

Agora nós precisaríamos definir, como, quando, onde e de que forma iriamos escrever essa história. Não basta apenas decidir “vamos falar sobre a infância de uma criança” existem inúmeras formas de se falar sobre a infância de uma criança, desde a imaginação de uma criança, até as dificuldades e preconceitos que uma criança pode sofrer.

Mas preste atenção que mesmo dentro desses temas, ainda existem muitos outros a serem definidos antes de começar a gravar.

Continue anotando

Foi então que descobrimos o segundo passo a se fazer, buscar REFERÊNCIAS.

Com referências de livros, vídeos, filmes, histórias em quadrinhos, poesias, contos e todo tipo de conteúdo cultural nós fomos afunilando o que mais correspondia as nossas expectativas dentro da mensagem que queríamos passar com nosso filme, não demorou muito para definirmos que nosso filme seria baseado em um conto de um escritor famoso, mas além disso gostaríamos de acrescentar outras referências de filmes que assistimos, seja pela história, por um ator, pelo diretor ou por recursos utilizados.

Quando juntamos tudo, tínhamos o roteiro praticamente pronto, então começamos a escrever e imaginar inúmeras situações até encontrar dentro de todas as referências cada elemento que queríamos implementar em nosso filme.

Em pouco tempo estávamos com o roteiro do nosso filme pronto e finalizado. Agora nós precisávamos definir o que íamos precisar para gravar nosso filme, quantos atores seriam necessários de acordo com o roteiro, quantas câmeras, microfones, iluminação, os cenários (locação), transporte, iluminação e claro, quanto gastaríamos.

Estamos quase lá

Agora faltava a parte mais importante para que você Produza vídeo para sua marca, GRAVAR.

Como iriamos dar vida a todo esse sonho sem verba?

Hoje em dia a maioria das faculdades emprestam equipamentos. Mas naquela época no máximo emprestavam para utilizar dentro da faculdade. Isso não era uma opção, afinal como iriamos gravar nosso grande filme dentro da faculdade.

Eu tomei uma decisão, eu iria comprar uma câmera e assim eu poderia gravar a qualquer hora em qualquer lugar. Mas o problema é que eu não tinha dinheiro. Decidi então pedir o cartão de crédito do meu pai emprestado e parcelei a câmera a perder de vista mesmo sem ter como pagar.

Essa câmera me acompanha até hoje, acredite se quiser.

Produzindo

Produza vídeo para sua marca sabendo tudo o que iriamos precisar e com a câmera em mãos, começamos a fazer o casting dos atores. Entramos em contato com inúmeros atores e depois de algum tempo conseguimos pessoas incríveis que acreditaram no nosso projeto.

Ao longo desse caminho outros profissionais que já trabalhavam na área. Até outros que estavam entrando na área quiseram nos ajudar a concretizar esse filme. Em pouquíssimo tempo tínhamos TUDO o que era necessário para gravar nosso filme.

Depois de tudo gravado, começamos a editar o material, foi uma longa jornada, mas o resultado final ficou incrível. É claro que hoje, depois de muita experiência algumas coisas seriam diferentes. Mas para 2 pessoas que estavam concluindo a faculdade nós tínhamos criado uma obra prima.

O resultado foi uma nota 10 com muitos elogios por parte dos professores, profissionais e colegas da faculdade.

O Ponto chave

Mas ainda tinha mais por vir. Foi justamente esse curta-metragem que nos abriu as portas para trabalharmos dentro de uma grande produtora de vídeo. Pois é, foi nessa produtora que tive a oportunidade de trabalhar em inúmeras produções. Elas já foram ao ar em vários canais de televisão e até mesmo na Netflix.

Mas isso é só um detalhe. Porque lá eu conheci tantos profissionais incríveis que parecia que eu não sabia ABSOLUTAMENTE NADA de vídeo. O tempo que eu passei ali foi uma nova faculdade.

Eu aprendi na prática sobre cada etapa de produção de vídeo. Sobre cada função para produção de vídeo e o principal a produzir vídeos incríveis.

Você lembra que durante a faculdade eu tive que produzir filmes? Então, foi lá que iniciei o projeto da Nice Films. E foi justamente depois de todas essas experiências enriquecedoras que decidi dar vida a Nice Films. Só que agora eu queria fazer diferente. Eu queria ajudar pequenos, médios e grandes empreendedores a produzirem vídeos para suas marcas.

Não apenas prestando serviço. Mas sim entregando meu conhecimento para que você Produza vídeo para sua marca e atinja resultados de forma prática.

Para alguns pode parecer impossível, mas com o nosso mapa de criação de vídeo tudo se torna mais fácil. Você vai ser capaz de enxergar cada etapa de forma separada, preparar os recursos necessários e decidir como quer executar.

Sabe porque eu decidi fazer isso? Porque você até pode contratar profissionais incríveis, mas ninguém sabe mais sobre seus clientes do que você mesmo. Você sabe os medos dele, você sabe como e onde encontrar seus clientes.

A verdade

O vídeo vai te ajudar a se comunicar de maneira eficiente com seus clientes. Fidelizar, engajar, aumentar a preferência pela sua marca, valorizar sua marca.

Mas você é o fator determinante no resultado final do vídeo. Isso é algo que poucas pessoas vão te contar. É por isso que faço questão de dizer novamente, sem o seu conhecimento no seu mercado não existe milagre.

E você sabe que isso é verdade, porque o próprio marketing funciona assim. Você precisa conhecer seu público e com o vídeo marketing isso não seria diferente, entendeu?

Foi com esse espirito que decidi começar a Nice Films. Estamos no quarto ano prestando serviços de vídeo. A cada dia aprendendo mais sobre cada mercado e fortalecendo nossas parcerias com nossos clientes.

Por isso eu decidi compartilhar com você o meu método para que você Produza vídeo para sua marca.

Agora que você conhece os caminhos para que você Produza vídeo para sua marca desde a criação até a finalização. Agora o poder de criar vídeo está nas suas mãos. Produza vídeo para sua marca.