Os 4 Principais passos para produzir seu vídeo

O segredo para os 4 Principais passos para produzir seu vídeo

 

4 principais passos para produzir vídeo são, definir o público-alvo/objetivo que normalmente é pensado na persona. O tipo da ação que vai acontecer no vídeo, uma história de ficção, um apresentador vai conduzir o vídeo ou com personagens em animação.

Todo projeto vai passar por todas essas etapas direta ou indiretamente, às vezes, já se tem o público-alvo e a ação a ser realizada definidos. Então vamos passar para as principais etapas para produzir vídeo para sua empresa, produto ou serviço.

4 Principais passos para produzir vídeo

 

icon_scrpitRoteiro

É o argumento da peça audiovisual, é a base de todas as informações que serão mostradas no vídeo, desde o ambiente (Ex: Depósito de materiais, laboratório). Se são cenas internas ou externas, indicando o horário em que a cena deve ser filmada (Dia, Noite, Pôr do sol, Amanhece). Movimentos em cena, os diálogos inclusive a entonação da voz e à atitude corporal.

Para os profissionais que captam as cenas também existe um roteiro. O roteiro técnico, onde será indicado o posicionamento de cada câmera, uso de drones, gruas, iluminação, efeitos visuais e outras informações relevantes para equipe técnica.

 

icon_producaoProdução

Também conhecida como pré-produção. É a etapa onde vamos reunir todos os recursos e profissionais necessários para realizar o projeto. Atores, apresentadores, locações, objetos de cena, decoração, equipe técnica, câmera, grua, microfones, iluminação. Tudo o que tiver sido definido no roteiro, além da logística de transporte e captação do projeto.

 

icon_camCaptação

É uma etapa muito importante. Antes de começar a captação os cenários devem ser preparados, a iluminação montada, câmeras posicionadas, profissionais nos seus postos. É uma etapa que demanda tempo e todo o preparo anterior irá refletir nesse momento. Saber se tudo o que foi planejado pode ser executado, ou será que mesmo com todo planejamento ainda ficou faltando algo. Essas coisas acontecem e o jogo de cintura da equipe técnica é fundamental nessas horas para driblar os imprevistos. Por isso ter uma boa equipe com bons profissionais irá tornar seu projeto muito melhor.

 

icon_pcFinalização

Agora é a hora da verdade, montar, editar e finalizar todo o trabalho. Mas ai vai uma dica, antes de montar o projeto, o ideal é decupar todo o material, assistir todos os filmes e já eliminar aqueles não vão ser utilizados. Deixando em uma pasta separada para qualquer emergência.

Com o Roteiro, a Produção e a Captação ocorrendo normalmente essa tende a ser uma etapa tranquila. Pois já existe o roteiro a ser seguido, com as cenas necessárias. Após essa primeira montagem o material passa por um pente fino. Ajustes de corte, correção de cor, efeitos no vídeo, filtro de áudio, criação de arte, criação de GC e outros materiais de apoio para o vídeo e sincronização com trilha.

 

Agora a produtora de vídeo vai enviar para aprovação e possíveis alterações. É importante que você tenha em mãos o roteiro inicial e se atenha ao objetivo do vídeo, veja se tudo está de acordo. Se o que foi proposto foi alcançado, apresente as outras pessoas da sua equipe, se acredita que algo pode ser melhorado sugira. Pergunte se funcionaria tal coisa, se determinada cor pode ficar melhor. Dessa forma você vai descobrir o porquê foi editado e finalizado de tal forma.

Seguindo esses passos o projeto deve ser executado perfeitamente, sem grandes surpresas. Além de tornar para você uma experiência agradável, podendo adquirir e dividir conhecimentos. Criando uma relação de confiança entre ambas as partes e que sem dúvida vai contribuir para o projeto ser ainda melhor.

Deixe seus dúvidas nos comentários, sugestão de temas e outras coisas 😉