Como utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing

Conheça o segredo de como utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing. Em primeiro lugar o Youtube e o Facebook são os locais onde mais são hospedados vídeos na internet. Diariamente eles travam uma batalha acirrada pela preferência dos usuários. Mas você sabe qual deles é a melhor plataforma para hospedar o seu vídeo? Ou quer saber tudo de como divulgar seus vídeos?

Vamos destacar as principais vantagens e desvantagens de Como utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing. Portanto para você saber qual deles é a melhor ferramenta para impulsionar seu vídeo e Como utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing preparamos esse conteúdo.

Como utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing

O Youtube, é a primeira plataforma que vem a sua cabeça quando associamos vídeos e internet. Do outro lado do ringue está a maior rede social do mundo. Portanto não é tão simples descobrir qual delas é a melhor para hospedar seu vídeo. Sobretudo varias questões precisam ser levadas em consideração, entender as limitações de cada um e os seus benefícios irão ajuda-lo a tomar a melhor decisão.

Como utilizar o Youtube para Vídeo Marketing

 

ICON_1Ranqueamento no Google

O Youtube possui uma audiência enorme, exatamente por ser um sinônimo de vídeos na internet. Soma-se a isso o fato de ser uma plataforma que pertence o Google. Sendo assim você será muito bem recompensado nos termos de Vídeo SEO. Tanto seu vídeo, quanto o seu site e todas as correlações entre suas páginas.

Segundo um levantamento recente, pelo menos 82% das buscas do Google que mostram vídeos são do Youtube. Um ponto enorme para o Youtube neste quesito. Já que as chances de você, seu produto ou sua empresa serem encontrados em uma busca orgânica aumentam consideravelmente.

 

ICON_2Geração constante de leads e ocasiões

O Youtube perde somente para o Google quando se trata de mecanismos de busca mais utilizados da internet. Ou seja, ao hospedar um vídeo no Youtube você garante acesso às duas maiores ferramentes de busca da internet de uma só vez. Torna seu vídeo uma importante porta de entrada para seu site, seus produtos e serviços.

Você pode pensar que é preciso um grande canal para se obter resultados. Isso não é verdade. Com um único vídeo, produzido com qualidade, você pode atingir ótimos posicionamentos e começar a receber contatos.

 

ICON_3Seu próprio canal de vídeos

Se o seu plano é construir um público fiel, uma audiência permanente que seja munida com vídeos periódicos. Todas as vantagens anteriores só corroboram o Youtube como a melhor escolha pra você. Este material será facilmente localizado e com o passar do tempo seu crescimento será enorme, sendo o céu o limite.

Quando tratamos de vídeos de empresas, os formato que trazem mais resultados são os de vídeos tutoriais. Vídeos com conteúdo que tira dúvidas práticas relacionadas aos produtos e serviços e com conteúdo relacionado ao mercado de atuação. Sempre trazendo temas relevantes com autoridade de informação.

Se o Youtube é esta ferramenta tão poderosa, posso utilizar o Facebook somente para compartilhar?

Não, vamos com calma. Sempre que você postar um vídeo no youtube compartilhe no Facebook, mas lembre-se que o Facebook também tem as suas vantagens. Elas podem fazer toda a diferença para o seu plano de negócios.

 

Como utilizar o Facebook para Vídeo Marketing

 

ICON_1O Facebook possui o melhor sistema de Ads

Em primeiro lugar o sistema de Ads do Facebook permite que você direcione sua campanha com grande nível de detalhamento. Atingindo somente quem você busca atingir, tal precisão e alcance só são permitidos pela enorme base de dados que o Facebook possui de seus usuários.

Vamos supor que você possui um negócio B2B. Você é capaz de direcionar sua campanha apenas para os donos e CEO’s de empresas de um seguimento específico. Separando a classe social e ainda a localidade onde se encontram. Portanto você vai estar entregando a mensagem apenas a quem precisa recebe-la, evitando custos excessivos e perda de tempo.

 

ICON_2A maior rede social do mundo

Além do fato de seu vídeo aparecer entre uma postagem e outra, aumenta e muito a probabilidade de compartilhamentos e comentários. É por esta razão que muitos vídeos viralizam.

Sendo uma rede social, o Facebook é capaz de direcionar seus vídeos para as pessoas que possuem maiores chances de gostar dele.

 

 

ICON_3O Facebook não gosta do Youtube

Portanto por serem concorrentes diretos neste quesito, o Facebook precisou encontrar uma forma de se equiparar ao Youtube. Já que ao postar um vídeo no Youtube aumenta seu ranqueamento no Google, o Facebook ajustou todos seus algoritmos para dar muito mais preferência, aos vídeos hospedados diretamente na sua plataforma. Impulsionando a visibilidade dos mesmos nas timelines, inclusive com opções de anúncios pagos.

Como resultado o Facebook possibilita um player maior e autoplay. O que aumenta o numero de visualizações e consequentemente de entrega de suas mensagens.

 

A escolha entre as duas plataformas

Portanto agora que você sabe Como utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing, você precisa escolher qual vai utilizar. Ao fazer a opção pelo Youtube, você verá que os resultados não estão surgindo em alta velocidade. Não há como controlar em quanto tempo seu vídeo ocupará as primeiras posições.

Recomendamos sempre a utilização do Youtube Ads, para um empurrão inicial.  Mas lembre-se sempre que hospedar no Youtube é um investimento que leva tempo até trazer resultados consistentes.

Portanto quando falamos de Facebook, apesar de possuir o melhor sistema de Ads, a vida útil de suas postagens é muito menor. Podendo durar dias, e algumas vezes horas, ou o tempo de duração do anúncio pago. Como resultado, por se tratar de uma plataforma com um alto fluxo de informação, é praticamente impossível ter resultados de longo prazo consistentes sem ter uma campanha paga. Como resultado você precisará criar uma estratégia muito bem estruturada para alcançar seus objetivos. Pesa contra também o fato de ser muito difícil localizar vídeos mais antigos.

Conclusão

Portanto é evidente que ao escolher uma plataforma você abre mão das vantagens da outra. Por esta razão em muitas estratégias a decisão será pela hospedagem em ambas. Além disso, significa que o Facebook seria responsável pelos resultados importantes no curto prazo. Enquanto o Youtube fica responsável pela manutenção e resultados a médio e longo prazo.

Portanto o fato de o Youtube ser sinônimo de vídeos on-line é o seu principal catalizador. Além disso o Facebook devido a sua grande base de dados consegue também trazer relevância pra si.

Dito isso, qual é sua preferência? Planeja utilizar um só? Ambos?

Deixe seu comentário ou sua dúvida pra gente, este assunto tem muito a evoluir ainda, contamos com você pra melhorar cada vez mais!