Como criar Vídeo Marketing

Vou te contar como criar Vídeo Marketing, algumas pessoas acreditam que seja algo apenas para grandes marcas ou que criar Vídeo Marketing seja criar um vídeo viral. Eu posso afirmar que você não quer um vídeo viral, sabe porquê? Em primeiro lugar se você quer que seu vídeo se torne o próximo viral, você está focando no objetivo errado e isso pode acabar com seu planejamento.

Portanto vamos com calma, primeiro que hoje a tecnologia se tornou mais acessível e consequentemente barateou a produção de vídeo, então hoje produzir vídeo é acessível e barato para todos.

Além disso o que vai tornar o seu vídeo viral, não necessariamente depende de você, não existe uma formula mágica, pois não existe um padrão para um vídeo que se torna viral, apenas a identificação do público com seu vídeo.

Como criar Vídeo Marketing

Você quer saber como criar vídeo marketing e eu vou te contar. Alguns profissionais da área gostam de mistificar como criar vídeo marketing, porém não existe motivo para isso.

Em primeiro lugar com a evolução da Internet e dos hábitos dos usuários o marketing foi se transformou e hoje o Vídeo Marketing faz parte dessa evolução. Desde então as pessoas buscam por experiências, por esse motivo o Vídeo Marketing é tão poderoso.

Portanto vamos tomar como exemplo um e-commerce que deseja aumentar suas vendas. Ele pode escolher criar uma campanha de Vídeo Marketing para uma data festiva ou com descontos  época do ano. Perceba que as possibilidades do Vídeo Marketing se tornam infinitas. Você pode criar inúmeras situações onde a experiência do usuário é que vai guia-lo a motivação de compra.

As principais Estratégias de Vídeo Marketing

As estratégias mais comuns utilizadas no Vídeo Marketing giram em torno de 6 principais maneiras. Cada uma deve ser utilizada conforme a sua estratégia.

TEASER

Você vai lançar seu produto ou serviço no mercado? O teaser pode ser seu grande aliado, isso porque o teaser consiste na criação de um pequeno vídeo que vai dar um pequeno sabor do que seu produto ou serviço tem a oferecer, despertando a curiosidade de quem o assistir.

Em primeiro lugar imagine atrair o seu público alvo antes mesmo de seu produto ou serviço ter sido lançado. Portanto seria possível dimensionar a sua demanda a partir do interesse do publico, isso é incrível.

DEPOIMENTO

O velho ditado de que a melhor publicidade é o boca a boca traduz exatamente essa estratégia. Os vídeos de depoimento são uma ferramenta extremamente forte para o seu negócio. Nunca ignore o depoimento de clientes satisfeitos.

Não há ninguém melhor do que quem já comprou seu produto para falar dele. Você pode utilizar diversos vídeos curtos ou juntar todos os depoimentos em um vídeo mais longo. Com essa estratégia você pode aumentar em até 600% as vendas do seu produto ou serviço.

TREINAMENTO

Utilize essa estratégia para ensinar o seu cliente a utilizar seu produto ou serviço de forma correta. Essa estratégia permite que você reduza o número de chamados de suporte, afinal, você vai utilizar o vídeo para mostrar o passo a passo de como seu produto ou serviço funciona.

Além de aumentar o índice de satisfação dos seus clientes, já que sabendo utilizar seu produto ou serviço seus clientes tendem a ter maior satisfação e menos dificuldades para atingir o resultado esperado.

DEMONSTRAÇÃO

O principal objetivo de qualquer vídeo é apresentar seu produto ou serviço. Por isso essa é uma estratégia extremamente benéfica para o seu negócio.

O vídeo facilita a compreensão das pessoas, então para criar o desejo do seu produto ou serviço essa é uma estratégia que vai contribuir para isso. Ao demonstrar seu produto ou serviço o cliente pode ter uma ideia do que ele vai comprar, diminuindo sua objeção e fortalecendo o desejo de compra.

CORPORATIVO

Uma das estratégias mais utilizadas é o vídeo corporativo. Principalmente pelo seu poder de gerar valor e reconhecimento para sua marca. Quando pensamos em vídeo marketing corporativo devemos levar em consideração toda a estratégia de vídeo marketing.

Explicar o modelo do seu negócio ou a forma de entrega dos seus produtos, são informações que sempre estão presentes em vídeos desse formato. Todas as empresas em algum momento vão produzir esse formato de vídeo para o seu negócio.

STORYTELLING

Apesar do nome ser uma técnica de escrita que tem como objetivo prender a atenção do cliente, podemos destacar como uma estratégia de vídeo marketing.

Isso porque os vídeos que mais geram resultado são produzidos com técnicas de storytelling. O que gera resultado é vender a experiência do cliente, como vai ser a vida dele ao comprar um produto ou serviço. Quando utilizamos Storytelling com uma boa dose de criatividade temos uma combinação perfeita para o sucesso.

Como funciona Vídeo Marketing

Existe um lado técnico por trás do Vídeo Marketing, que poucos conhecem. Como Criar Vídeo Marketing não é apenas um conjunto de técnicas e estratégias que te permite obter resultado com vídeos.

O Vídeo Marketing antes de tudo é estudar os dados para montar uma estratégia e esse é o principal segredo do vídeo marketing.

Quando olhamos para os dados podemos entender como cada produto ou serviço desperta o interesse de seu público, dessa forma criar a estratégia se torna eficiente.

Com uma estratégia eficiente você vai saber exatamente os conteúdos que precisa produzir, transformando seu investimento em resultado.

As técnicas de Como Criar Vídeo Marketing funciona pois o Vídeo Marketing vai contar uma história, a experiência que aquela pessoa vai ter. Uma pessoa comum, no conforto de sua casa, pode agora escolher os produtos que precisa. Seja uma roupa, um eletroeletrônico, livros, artigos de decoração ou artigos automotivos.

VÍDEO MARKETING PARA O SEU NEGÓCIO

Você está mostrando para seu cliente que se ele optar pela sua marca ele vai ter uma experiência agradável. Se tornar seu cliente, vai trazer uma experiência agradável, podendo comprar quando e onde quiser. Sem pressa e o principal, tendo poder de escolha.

Basta você se colocar no lugar do espectador. Quando você assiste a um vídeo de uma marca que está te vendendo a experiência de consumir aquele produto, como você se sente? Mais próximo da marca, mais propenso a comprar, sente que aquele produto resolve a sua dor?

Parece simples e é. Você está em contato com seu cliente todos os dias e você mais do que ninguém sabe quais os medos e as dores dos seus clientes. Sabe o que eles buscam, como buscam e porque buscam, você tem todas as informações de como criar vídeo marketing.

Por isso é importante que sua área de Marketing esteja envolvida no processo de criação do próximo vídeo marketing da sua empresa. Estar em contato direto com a produtora de vídeo para que cada informação valiosa esteja presente na história.

Vantagens do Vídeo Marketing

Você pode apresentar outro tipo de experiencia, como é o caso da campanha de Natal 2017 da Sadia, assinada pela F/Nazca.

“Além dos indicadores tradicionais, como impacto, engajamento e ad recall, o principal legado dessa campanha serão os dados de audiência. Que fornecem insights sobre os diferentes perfis e interesses das pessoas que interagiram com o vídeo”, explica Ferraz. Segundo o executivo, além dessa conversa com o consumidor poder ser desdobrada, o serviço amplia o engajamento com conversas mais relevantes, e de quebra, atinge novos targets/perfis com comportamento semelhantes.

Trecho retirado do site da PROPMARK

 

O segredo do Vídeo Marketing

Portanto esse é o esqueleto, a estrutura por trás do vídeo marketing, vender uma experiência.

Como a história vai se desenrolar, os gatilhos e as sacadas criativas vão depender do roteiro. O roteiro é peça chave também para decidir qual caminho tomar na hora da produção do seu vídeo marketing.

Além disso a produção do vídeo marketing em animação pode ser mais barata. Porém pode ser que a captação de imagem para produzir o vídeo seja a melhor solução.

Para você definir qual caminho seguir é importante entender as vantagens e os desafios de cada formato de produção. Mas entender o melhor caminho é quase que intuitivo. Afinal você tem um orçamento disponível para criar o vídeo, cada formato vai desprender determinados recursos e ter seus prazos. Então é só você pensar, qual desses dois formatos atende mais as suas necessidades.


EBook Guia Pratico para Produção de Vídeo