Como criar Vídeo Marketing

Vou te contar como criar Vídeo Marketing, algumas pessoas acreditam que seja algo apenas para grandes marcas ou que criar Vídeo Marketing seja criar um vídeo viral. Eu posso afirmar que você não quer um vídeo viral, sabe porquê? Se você quer que seu vídeo se torne o próximo viral, você está focando no objetivo errado e isso pode acabar com seu planejamento.

Vamos com calma, primeiro que hoje a tecnologia se tornou mais acessível e consequentemente barateou a produção de vídeo, então hoje produzir vídeo é acessível e barato para todos.

Segundo que o que vai tornar o seu vídeo viral, não necessariamente depende de você, não existe uma formula mágica, pois não existe um padrão para um vídeo que se torna viral, apenas a identificação do público com seu vídeo.

Como criar Vídeo Marketing

Você quer saber como criar vídeo marketing e eu vou te contar. Alguns profissionais da área gostam de mistificar como criar vídeo marketing, porém não existe motivo para isso.

Com a evolução da Internet e dos hábitos dos usuários o marketing foi se transformou e hoje o Vídeo Marketing faz parte dessa evolução. As pessoas buscam por experiências, por esse motivo o Vídeo Marketing é tão poderoso.

Vamos tomar como exemplo um e-commerce que deseja aumentar suas vendas. Ele pode escolher criar uma campanha de Vídeo Marketing para uma data festiva ou com descontos  época do ano. Perceba que as possibilidades do Vídeo Marketing se tornam infinitas. Você pode criar inúmeras situações onde a experiência do usuário é que vai guia-lo a motivação de compra.

Como funciona Vídeo Marketing

Isso funciona pois o Vídeo Marketing vai contar uma história, a experiência que aquela pessoa vai ter. Uma pessoa comum, no conforto de sua casa, pode agora escolher os produtos que precisa. Seja uma roupa, um eletroeletrônico, livros, artigos de decoração ou artigos automotivos.

Você está mostrando para seu cliente que se ele optar pela sua marca ele vai ter uma experiência agradável. Se tornar seu cliente, vai trazer uma experiência agradável, podendo comprar quando e onde quiser. Sem pressa e o principal, tendo poder de escolha.

Basta você se colocar no lugar do espectador. Quando você assiste a um vídeo de uma marca que está te vendendo a experiência de consumir aquele produto, como você se sente? Mais próximo da marca, mais propenso a comprar, sente que aquele produto resolve a sua dor?

Parece simples e é. Você está em contato com seu cliente todos os dias e você mais do que ninguém sabe quais os medos e as dores dos seus clientes. Sabe o que eles buscam, como buscam e porque buscam, você tem todas as informações de como criar vídeo marketing.

Por isso é importante que sua área de Marketing esteja envolvida no processo de criação do próximo vídeo marketing da sua empresa. Estar em contato direto com a produtora de vídeo para que cada informação valiosa esteja presente na história.

Indo além

Você pode apresentar outro tipo de experiencia, como é o caso da campanha de Natal 2017 da Sadia, assinada pela F/Nazca.

“Além dos indicadores tradicionais, como impacto, engajamento e ad recall, o principal legado dessa campanha serão os dados de audiência, que fornecem insights sobre os diferentes perfis e interesses das pessoas que interagiram com o vídeo”, explica Ferraz. Segundo o executivo, além dessa conversa com o consumidor poder ser desdobrada, o serviço amplia o engajamento com conversas mais relevantes, e de quebra, atinge novos targets/perfis com comportamento semelhantes.

Trecho retirado do site da PROPMARK

 

O segredo do Vídeo Marketing

Esse é o esqueleto, a estrutura por trás do vídeo marketing, vender uma experiência.

Como a história vai se desenrolar, os gatilhos e as sacadas criativas vão depender do roteiro. O roteiro é peça chave também para decidir qual caminho tomar na hora da produção do seu vídeo marketing.

A produção do vídeo marketing em animação pode ser mais barata, dado os grandes desafios que sua história tem. Porém pode ser que a captação de imagem para produzir o vídeo seja a melhor solução.

Para você definir qual caminho seguir é importante entender as vantagens e os desafios de cada formato de produção. Mas entender o melhor caminho é quase que intuitivo. Afinal você tem um orçamento disponível para criar o vídeo, cada formato vai desprender determinados recursos e ter seus prazos. Então é só você pensar, qual desses dois formatos atende mais as suas necessidades.


EBook Guia Pratico para Produção de Vídeo