6 Passos para produzir um roteiro de sucesso

Agora você vai descobrir os 6 Passos para produzir um roteiro de sucesso

Seguir os 6 Passos para produzir um roteiro de sucesso é um grande desafio. No mundo em que vivemos não somos capazes de construir nada sem um plano estabelecido. Você precisar passar por todas as etapas, prever os problemas e as soluções, pois se não o fizer com certeza terá problemas na execução. Correndo o risco do resultado esperado ficará longe de ser atingido. O mesmo vale para os vídeos, portanto a construção do roteiro é de suma importância para seu projeto.

O vídeo tem o poder de passar uma mensagem com muita qualidade em pouco tempo. Por essa razão a pessoa que o assiste o grava na memória por mais tempo, o que trás um ótimo custo beneficio pra você e sua empresa. Mas um vídeo qualquer não tem este poder, ele precisa ser muito bem estruturado e por isso o planejamento é primordial.

Agora vamos mostrar a você como produzir um roteiro de sucesso para o seu vídeo em alguns passos simples.

Os 6 Passos para produzir um roteiro de sucesso:

ICON_1O Briefing

Sempre que formos tratar de produção de vídeos as primeiras coisas que devem ser levadas em consideração são os desejos e pretensões do cliente para com o produto final. É neste momento em que você e sua empresa irão contribuir ao máximo no projeto. Somente vocês podem dizer que tipo de resultado buscam para que o projeto atinja os objetivos. A produtora de vídeo contratada pode te sinalizar as melhores formas de chegar a este objetivo, mas somente você sabe qual é ele.

É importante que o atendimento realizado pela produtora o instrua corretamente sobre todos os formatos que são capazes de atingir o resultado estabelecido. Levando em consideração todos os aspectos, inclusive o orçamento disponível para o projeto. Como cliente é seu dever exigir que todos os pontos sejam esclarecidos, e não estou me referindo apenas a produção do vídeo. A maneira como este vídeo será veiculado, como direciona-lo ao público alvo, enfim uma verdadeira consultoria de marketing deve ser feita antes de tomadas as decisões.

 

ICON_2O Inicio

Com o briefing concluído, passamos para a etapa de criação do roteiro. Possuindo o propósito do vídeo, que foi definido no briefing, caberá agora definir que tipo de linguagem será utilizada. Quais as melhores palavras a serem utilizadas, pensando sempre no público alvo definido e no tempo que foi estabelecido para que a mensagem seja entregue. Parece simples, porém tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes.

 

ICON_3A Mensagem Central

O próximo passo é localizar a mensagem principal. O que deve ficar gravado na cabeça de todos que assistirem o seu vídeo. Essa mensagem pode estar presente na missão da empresa. Podendo ser seus valores, conceito do produto,  ou pode até ser algum slogan já existente. O ideal é que o roteirista encontre a simplicidade da mensagem. Dessa maneira ela fica mais forte na mente de quem a assistiu. Quanto mais fácil e simples ela for passada mais ela permanece presente.

 

ICON_4Atraindo a atenção

O ser humano por natureza aprende mais e presta mais atenção quando sente curiosidade sobre determinado assunto. Desta forma sente prazer em absorver determinadas informações e ter emoções despertadas. É dever do roteirista identificar as formas de se aguçar esses sentimentos no espectador. Isto pode ser feito de diversas maneiras, mas sempre se levando em consideração o público e os canais que foram definidos.

 

ICON_5Call to Action

No começo do vídeo é importante que a ideia principal fique bem clara. O ideal que seja nos primeiros 30 segundos do vídeo, pois manterá o espectador atento ao vídeo. Já a chamada para ação, Call to Action, normalmente fica para o fim. Pois ela leva o espectador a fazer algo e o ideal é que seja após assistir ao vídeo. Nem toda produção possui um Call to Action. É utilizado sempre com objetivos específicos, como fechar o negócio, gerar um lead, contato com algum consultor, compartilhar entre outras ações nesta linha.

 

ICON_6A Aprovação

Após todos estes passos, a produtora deve retornar ao cliente para aprovação do roteiro, dos textos e imagens inseridas. É importante que você como cliente esteja de acordo com tudo o que está no roteiro. Identifique todos os objetivos definidos no briefing dentro do roteiro, pois a próxima etapa é a de produção do vídeo e ele será produzido de acordo com este guia.

 

A partir dai inicia-se a fase de produção, que é tema para um próximo post.

Ficou com alguma dúvida ou gastaria de deixar um comentário? Fique a vontade para sugerir outros temas também.