Vídeo Marketing para empresas

Vídeo Marketing para empresas é quase um desconhecido para a maioria das pessoas. Mas a verdade é que muitas empresas e profissionais utilizam o vídeo marketing para empresas sem se dar conta.

Em primeiro lugar aqui você vai conhecer um pouco da história do vídeo marketing, seus fatos e a aplicação do vídeo marketing para empresas.

Portanto iremos abordar um pouco da história do vídeo marketing, seus fatos e os resultados apresentados por grandes marcas.

A história do Vídeo Marketing

Em primeiro lugar quando falamos em vídeo marketing é impossível não olhar para o passado recente. Ainda em 1995 era lançado o primeiro vídeo viral da internet “The Spirit of Christmas”.

Uma época onde uma parte esmagadora dos conteúdos de vídeo eram pensados para TV. O responsável por esse feito foi o precursor da série animada South Park.

Portanto nesse período a internet sofreu grandes transformações e com ela os vídeos também evoluíram.

Enquanto todos se divertiam com o mais novo vídeo viral a internet foi crescendo. Em 1997 Chase Norlin lançou o primeiro site de compartilhamento de vídeo “sharedyourworld.com”.

Com a internet ainda engatinhando esse seria o primeiro esboço do que conhecemos da internet hoje. Em 2004 o Vimeo foi lançado e em seguida o Youtube em 2005.

Abrindo caminho para o cenário atual com os lançamentos do Facebook Vídeo, Netflix, Hulu e outras tantas plataformas de vídeo.

Portanto fica uma interessante lição, independente do tempo o humor é uma forte ferramenta para engajar o público.

Em 2012 foi a vez de um novo record. O vídeo Clip de Gangnam Style atingiu a marca de um bilhão de visualizações no Youtube.

Com esse comportamento confirmando o que as redes sociais já suspeitavam. Esse foi o início para o lançamento de diversas ferramentas para distribuir vídeos ao vivo online.

O crescente comportamento de consumo de vídeo nos últimos anos apresenta incríveis oportunidades para as empresas.

Vídeo Marketing para empresas

Em primeiro lugar diversas pesquisas apontam para o fato gritante de que as pessoas amam ver vídeos e que isso só vai continuar crescendo.

Nos Estados Unidos, cerca de 78,4% usuários de internet assistem a vídeos online.

Portanto esse é um fato que mostra o poder da internet nos dias de hoje. Também nos mostra o valor que o vídeo tem dentro desse novo comportamento.

No Brasil por exemplo, 95% dos usuários de internet acessam ao Youtube. Enquanto apenas 63% da população assiste a TV.

Em primeiro lugar a população que assiste TV é menor do que o número de pessoas que tem acesso à internet. Hoje mais de 64% da população no Brasil tem acesso à internet.

Portanto levando em conta que o número de pessoas com acesso à internet só tende a crescer, é impossível negar a superioridade da internet ao entregar conteúdo.

A facilidade que as plataformas tem em entregar conteúdo focado 100% no seu público é o principal trunfo para empresas que querem atingir resultados.

Vídeo Marketing para empresas pequenas

É claro que com todo esse crescimento a internet fez com que um passa-tempo vira-se uma grande fonte de oportunidades.

Em primeiro lugar as grandes marcas começaram a explorar essa oportunidade desde o início.

Porém as pequenas marcas não devem se sentir pressionadas. Na internet existe espaço para todos.

Esse é o grande segredo. Com a preocupação das plataformas em sempre entregar conteúdo relevante as pequenas empresas tem a sua oportunidade de se destacar.

Portanto seja investindo em mídia paga encontrando os melhores horários e plataformas para entregar seu conteúdo. Ou utilizando como estratégia a produção de conteúdo altamente relevante para seu público.

Hoje ter um blog e um perfil da sua empresa nas principais redes sociais é como ter o CNPJ da sua empresa.

É crucial trabalhar a identidade online da sua empresa. Dessa forma você facilita para quem está procurando pela sua solução.

O vídeo marketing entra justamente nesse ponto. Criar uma imagem da sua empresa que pode ser facilmente encontrada na internet.

Portanto existem muitas formas de se utilizar o vídeo marketing para empresas e se destacar. Uma delas é abordar temas relevantes para o seu público.

Utilizando Vídeo Marketing para empresas

Em primeiro lugar a partir desse ponto, podemos trabalhar diferentes formas de vídeo. Desde vídeo apresentação de um produto ou serviço, até vídeo demonstrativo de como utilizar um produto.

Além de outras utilizações como o vídeo institucional ou o vídeo marketing para empresas.

Um formato de vídeo que vem tomando conta da internet é a animação 2D. Devido à grande flexibilidade que as animações tem, inúmeras empresas tem recorrido a esse formato de vídeo.

Ainda existem as marcas que preferem apostar em influenciadores digitais. É um formato diferente, mas com grande engajamento.

Escolher um influenciador que tem sinergia com o seu nicho de mercado. Dessa forma o seu público que já segue esse influenciador vai ser impactado de forma muito mais natural e eficiente.

Isso é o que chamávamos de garoto(a) propaganda.

A transformação do Vídeo Marketing

Em primeiro lugar essa é a transformação que a internet nos proporcionou. Não olhar para esse momento como um oportunidade é virar as contas para fatos incríveis.

Hoje mais de 48 horas de vídeo são recebidos a cada minuto no Youtube. Basicamente é muito mais conteúdo do que podemos consumir.

Para se ter uma ideia, na Netflix, todos os usuários assistem a mais de 42 bilhões de horas em vídeo por ano.

Nas redes sociais essa sensação não fica atrás. Um vídeo pode aumentar em 10 vezes o compartilhamento de uma publicação.

Não é à toa que 72% dos profissionais de marketing querem aprender sobre Vídeo Marketing para empresas.

Portanto o Vídeo Marketing  para empresas surgiu junto com toda essa evolução. Enquanto ainda migrávamos do conteúdo da TV para a Internet.

Um movimento tão sutil que criou uma nova forma de conteúdo.

Hoje produzir conteúdo crossmídia é quase que natural. Propagandas de TV que terminam suas interações na internet.

Banners publicitários pelas cidades que nos levam a vídeos e complementam toda a estratégia de marketing.

O vídeo marketing não é nenhum segredo. O vídeo marketing para empresas é produzir conteúdo com estratégia.

Utilizar o melhor do que aprendemos durante essa evolução e aplicar da melhor maneira possível.

Fatos sobre o Vídeo Marketing

Em primeiro lugar no Twitter vídeos são 6 vezes mais retuitados do que posts com fotos. No Facebook mais de 100 milhões de horas de vídeo são assistidos. No Instagram mais de 50% das publicidades são feitas em vídeo.

Portanto em pouco mais de 20 anos a internet cresceu muito e com ela os vídeos se tornaram o principal conteúdo consumido.

Devemos aceitar o poder do vídeo e entender que hoje o vídeo é crucial para qualquer estratégia.

O vídeo marketing para empresas é uma poderosa ferramenta para profissionais que buscam gerar resultado. Seja com produção de conteúdo em vídeo ou vídeo de produtos e serviços.

Assim ter uma estratégia bem estruturada com a produção de vídeo vai ser um grande diferencial para atingir resultados.

O poder do vídeo vai além de simples imagens em movimento. O vídeo hoje é o coração da internet.

Independente do seu público, a maior parte dele está presente na internet. Ter vídeo para o seu negócio vai atrair novos clientes, aumentar a notoriedade da sua marca.

Como resultado além de aumentar suas vendas, criar identificação e fidadelizar seus clientes.

De quem eles vão se lembrar da próxima vez que precisarem? Da sua empresa ou do seu concorrente?