Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação – Comunicando

O que é Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação – Comunicando?

Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação – Comunicando é a terceira parte da série.

Com o briefing preenchido, objetivo e estratégia definidos, agora é hora de criar. A produtora de vídeo deve apresentar pelo menos 3 ideias de roteiro. Na maioria das vezes aquilo que pode ser filmado, pode ser criado em animação gráfica.

É o momento de decidir se você, sua marca e sua equipe estão em sintonia com a produtora de vídeo. Caso as ideias não agradem e o atendimento não supra as necessidades é melhor procurar por outra produtora de vídeo.

Existem diversas formas de se trabalhar com vídeo. Por isso é importante saber que existem diversas produtoras com formas de prestação de serviço diferente. Desde o atendimento, criação, produção, entrega, cada uma conta com suas especialidades e particularidades. Preste atenção se suas necessidades estão sendo atendidas e se você e sua marca estão se sentindo seguros e valorizados.

Caso você tenha perdido os posts anteriores pode ver aqui, Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação e aqui Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação – Montando sua estratégia

Vamos direto ao ponto

Pergunte, critique de forma construtiva, sugira algo diferente, não tenha medo, é hora de dar a sua contribuição. Caso não concorde com determinada solução criada, questione para saber o porquê foi criado de tal forma. Questione se não há uma forma melhor, você não imagina o quão enriquecedor isso pode ser para o projeto. Ninguém melhor do que você para fazer esses ajustes e afinar os mínimos detalhes. Já que você está inserido no seu mercado e possui experiência com seus clientes.

As ideias foram aprovadas? Então a produtora deve apresentar um roteiro final do projeto, contendo todos os detalhes que vocês conversaram. Além situações atualizadas, informações adicionais e qualquer outro detalhe. Você deve verificar se está tudo de acordo com o preenchimento do briefing e com as conversas anteriores.

Uma dica no meio do caminho

O estudo da concorrência nesse momento serve justamente para perceber o que podemos criar e o que não devemos criar. Se a concorrência fez um vídeo que está dando certo, o ideal é estudar e entender os elementos que estão presentes no vídeo. Assim pode perceber os gatilhos utilizados na criação do vídeo, jamais produza um vídeo igual aos seus concorrentes. Podem acabar confundido sua marca com a deles, seja original, torne sua marca única.

Os gatilhos mentais, são palavras ou símbolos utilizados para que o espectador sinta algo ou realize algo, normalmente chamados de call to action. Os gatilhos vão levar o espectador a uma nova forma de compreensão da sua marca, do seu produto ou serviço. O público vai entender o que você oferece e vai se identificar a partir da necessidade dele. Ferramentas como Facebook Ads por exemplo, servem justamente para otimizar o engajamento desse vídeo. Seu vídeo será direcionado apenas ao público que deseja ver algo relacionado ao seu nicho.

De olho nas oportunidades

Você percebe a oportunidade que temos com essa ferramenta?

Imagine produzir um vídeo da sua marca para transmitir na Televisão. Milhões de pessoas assistem à TV todos os dias, em diferentes horários, com diferentes interesses e necessidades. Seu produto precisa ser “universal”, servi a todos os públicos ou então possuir verba para convidar alguém que seja conhecido pelo espectador.

A internet nos trouxe ferramentas de distribuição muito mais otimizadas, podemos selecionar para quem o vídeo será exibido de acordo com seus interesses. Imagine atingir todas as pessoas que tem interesse pelo seu nicho de mercado. É muito mais simples produzir e distribuir seu conteúdo com uma estratégia correta. Você pode divulgar seu vídeo constantemente e estar sempre atraindo novas pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer sua marca.

Esteja presente

Quem não é visto não é lembrado. Por isso é importante estar presente na internet, através de vídeos, blog, redes sociais. Só assim seu público vai confiar em você, vai automaticamente perceber que sua empresa é diferente das demais. Sua marca se importa com o público. Percebe a relação que está sendo criada?

Hoje a internet nos permite isso e é o que o público busca inconscientemente, se sentir especial, único. Cada empresa tem sua forma única de prestar seu serviço, valorize sua marca, valorize seu produto e acima de tudo, valorize sua equipe.

Investir na produção de vídeo é extremamente mais acessível hoje do que a alguns anos atrás, mas ainda exige que você se planeje para tal. Não caia na cilada de procurar o mais barato e copiar a ideia de outra produtora, pois o mais barato não propôs seu preço baseado nessa ideia. Além de não ter noção do motivo de cada palavra ou imagem que foi colocada ali, naquela ordem, daquela forma.

Para finalizar

Se o orçamento final está acima da sua verba disponível ou pode comprometer o seu orçamento ou o resto da estratégia, o ideal é esclarecer isso para a produtora de vídeo. Uma produtora de vídeo séria está interessada na sua estratégia, pois tornar o seu case um sucesso representa sucesso para a produtora de vídeo. Se você tem a intensão de continuar produzindo conteúdo em vídeo para sua marca encontre uma produtora de vídeo que seja sua parceira.

Com essa atitude a produtora de vídeo vai lhe apresentar os motivos dos preços e onde é possível diminuir um custo. Por exemplo, se seu projeto vai conter narração, é possível definir a voz antes de fechar o orçamento. As produtoras possuem uma relação de profissionais com diversas faixas de preço, cada um com sua particularidade e experiência. O mesmo vale para cinegrafistas, fotógrafos, produtores ou qualquer outro profissional que seja necessário para o projeto.

Aqui na Nice Films, possuímos um núcleo criativo fixo e trabalhamos com profissionais conforme nossa demanda. Dessa forma, sempre que possível ajustamos os orçamentos e os profissionais de acordo com a necessidade. Sempre mantendo a qualidade do projeto.