Vídeo Institucional O que é e como Produzir

Em primeiro lugar o vídeo institucional é uma incrível ferramenta para se comunicar com seus clientes e investidores. Portanto com o crescimento da internet a demanda por comunicação se tornou uma das principais preocupações das empresas.

Além disso ser relevante no mercado e se destacar da concorrência é um desafio a ser enfrentado para deixar claro seu posicionamento.

Portanto se tornou essencial investir em formas de comunicação eficientes, que gerem resultados. O desafio é atender aos seus clientes, investidores, parceiros e até seus colaboradores.

Além disso hoje o vídeo é a forma de comunicação mais eficiente em qualquer situação. A principal tendência é que as pessoas vejam mais vídeos do que leiam textos.

O que é Vídeo Institucional?

O vídeo institucional é uma ferramenta poderosa para divulgar a sua empresa, marca, produto ou serviço. Normalmente é utilizado no site da empresa, redes sociais, eventos, reuniões, para clientes ou colaboradores.

Também é conhecido por vídeo corporativo, vídeo empresarial ou vídeo marketing. É a ferramenta mais eficiente para você apresentar sua empresa.

Características para um bom vídeo institucional

  • Comunicação eficiente e direta
  • Parte integral de um planejamento estratégico
  • Passa missão, visão e valores
  • Focado no seu público-alvo
  • Narrativa forte e persuassiva
  • Qualidade profissional

Porque fazer vídeo institucional?

Se você quer se destacar de seus concorrentes, fortalecer sua marca e agregar valor o vídeo pode ser seu grande aliado. O vídeo institucional fortalece sua marca, se comunica de forma eficiente passando uma mensagem de forma clara.

Utilizar o vídeo institucional vai ajudar sua empresa na sua estratégia de posicionamento de mercado. Criando autoridade para sua marca de forma orgânica e natural.

Não se deixe enganar, o vídeo funciona para diversos tipos de empresas, startups, imobiliárias, empresas de serviços, advogados, pet shops e muitas outras.

Como fazer vídeo institucional?

Em primeiro lugar existem 3 pilares fundamentais para fazer vídeo institucional e esses pilares vão fazer a diferença para seu vídeo gerar resultado.

Planejamento estratégico

Portanto você deve começar seu vídeo institucional a partir de um planejamento estratégico.

Além disso o briefing é parte integral do planejamento estratégico, esteja ciente de que você jamais deve pular essa etapa. Caso contrário você está colocando em jogo o seu investimento em vídeo.

O planejamento estratégico abrange o seu público-alvo, seu posicionamento de marca, seu objetivo e influencia até a finalização do seu vídeo. Portanto nunca continue a produção do seu vídeo se você não se sentir seguro com o planejamento estratégico.

Mensagem

Garanta que seu vídeo passe uma única mensagem. Isso é realmente importante para seu vídeo ser eficiente na comunicação com seu público.

Sua mensagem pode ser resumida em uma única frase ou ser mais abrangente, porém tenha sempre uma mensagem clara a ser transmitida.

História

Existem muitas formas de se contar uma história, a ferramenta mais poderosa para isso é o Storytelling. Contar boas histórias faz toda a diferença, principalmente para você se destacar das demais empresas.

O cérebro humano tem muito mais capacidade para absorver informações em vídeo do que em texto, por isso é muito mais fácil engajar seu público com o vídeo.

O segredo da uma boa história é caprichar! Invista em um bom roteiro com narrativas envolventes.

Utilizar personagens e bom humor é uma ótima ferramenta, crie analogias e comparativos de forma inconsciente para o seu público, assim vai ser muito mais fácil entender sua mensagem.

Erros comuns ao produzir vídeo institucional

Quando você decide produzir um vídeo, você precisa estar disposto a investir, mesmo que faça isso de forma independente.

O principal erro é a falta de planejamento estratégico e comentamos sobre isso já, mas existem outros erros que podem levar seu vídeo ao fracasso.

Não saber seu objetivo

É o segundo erro mais comum. Você deve sempre saber qual o objetivo do seu vídeo. Seja para transmitir seus valores ou para contar a história da sua empresa.

Jamais comece um vídeo sem saber o objetivo a ser alcançado. Seu objetivo vai influenciar em todas as etapas de produção, até mesmo na criação da história.

Não ter uma mensagem clara

Existem muitos vídeos pela internet que não geram resultado e um dos fatores é não ter uma mensagem clara.

Você deve ter sua mensagem definida, pois uma etapa leva a outra. Quando se define o objetivo a sua mensagem já deve estar clara para o projeto.

Se você tiver realizado o planejamento inicial, encontrar seu objetivo e sua mensagem vai ser uma tarefa fácil.

Não saber contar uma história

Outro fator que acaba com qualquer vídeo é ele não ter uma história envolvente e isso não é desculpa. Você pode utilizar bom humor para contar uma história ou pode optar por uma narrativa clássica.

A questão não é o tipo de narrativa e sim que tenha uma história para ser contada. Assim como um bom filme envolve quem está assistindo, seu vídeo deve fazer o mesmo.

Produzir com amadorismo

Querer fazer tudo sozinho ou não contar com profissionais qualificados é um dos fatores determinantes.

Jamais será possível gerar resultado com vídeo quando se produz com amadorismo. Isso afeta o planejamento, a história e toda a produção.

Você deve estar atento a 3 itens importantes:

Importância do Áudio

É um dos itens que as pessoas dão menos importância na hora de produzir vídeo. Porém esse é um dos itens mais importantes de qualquer vídeo. Como as pessoas vão entender sua mensagem se não podem nem entender o que está sendo falado. Sempre faça questão de conferir se a qualidade do áudio do seu vídeo está satisfatória antes de começar a produção.

Para produzir vídeo normalmente é utilizado microfones lapela ou boom. São microfones profissionais que vão captar seu áudio com qualidade. Na falta desses equipamentos você pode optar por utilizar o microfone do fone de ouvido do seu celular, mas cuidado para que ele não fique a mostra.

Importância da Luz

Assim como o áudio a luz é extremamente importante, são os dois itens que vão dar vida ao seu vídeo.

Muitas pessoas desconhecem a importância de uma boa iluminação e sequer tem esse conhecimento. A maioria dos vídeos que você vê na TV ou na Internet são produzis com luzes artificiais. Garanta que seu vídeo tenha iluminação suficiente para não deixar pontos escuros no vídeo para que não seja interpretado como descuido.

Existem alternativas no caso de você não ter acesso a uma iluminação boa. Você pode gravar em locais externos, utilizando a luz do sol. Mas atenção, você deve se posicionar de frente para o sol para que o sol esteja batendo no seu rosto. Você também pode utilizar as luzes do ambiente em que estiver, acenda todas as luzes e fique próximo a uma janela.

Importância da Qualidade

É obrigatório para qualquer vídeo ter qualidade. Se você seguiu todos os passos até aqui, você com certeza tem um vídeo de qualidade.

Se por outro lado você negligenciou alguma etapa, pode ter certeza que seu vídeo não vai ter a mesma qualidade final. Não é apenas a resolução (HD ou Full HD) que importa, apesar de fazer toda a diferença.

Existem vídeos feitos com celular que tem mais qualidade do que vídeos com grandes orçamentos. A qualidade engloba tudo, desde o planejamento até o resultado final.

Se você optar por gravar com seu celular tome cuidado ao se movimentar com o celular e criar imagens tremidas. Procure sempre deixar o celular em um local estável e parado, o mesmo vale se você for utilizar câmeras.

Tentar criar o próximo viral

Criar o próximo viral apesar de ser possível não é a melhor ideia. Se você focar seus esforços em produzir o próximo viral, você vai estar gastando energia atoa.

Existem inúmeros fatores que levam um vídeo a se tornar viral, mas o principal deles é o público. O público é quem escolhe o próximo viral. Uma história criativa e envolvente te deixa muito mais perto de criar o próximo viral do que querer produzir o próximo viral.

Duração

Em primeiro lugar produzir vídeos com duração média de 3 minutos é essencial, mas não uma regra. Portanto uma dica que vale para quase qualquer produção é contar o número de páginas do seu roteiro.

Em média cada página escrita tem a duração de 1 minuto, mas isso só vale se você estiver utilizando um roteiro. Se você escreveu tudo no Word em forma de texto você deve levar em conta que o ser humano é capaz de reproduzir de 80 a 150 palavras por minuto.

A duração do seu vídeo é crucial para que o público assista ele do início ao fim. Sua história também é determinante nesse ponto, pois sem uma boa história as pessoas vão  parar de assistir o vídeo no meio.

Não usar Call to Action

Sempre termine qualquer vídeo seu com uma chamada para uma ação. Você já se empenhou em todas as outras etapas, porque deixar essa etapa final de fora?

Utilize expressões como: entre em contato, preencha o formulário, acesse o site, ligue agora. É o momento final para deixar clara a mensagem definida no começo de todo o planejamento do seu vídeo.

O segredo de um vídeo institucional

Portanto se você planeja gerar resultado com vídeo, você deve se planejar. Consequentemente todas as etapas da produção são essenciais para o seu vídeo.

Além disso antes de iniciar seu planejamento você deve sempre utilizar um Briefing.

Assim o briefing vai te permitir ter uma visão macro do seu objetivo para se planejar de forma correta, seja para produzir sozinho ou com uma produtora de vídeo.

Portanto respeite cada etapa da produção para atingir o máximo de resultado. Não se esqueça que se você pretende disponibilizar seu vídeo no Youtube é necessário utilizar as Tags de maneira correta.

Além disso antes de partir para a produção do seu vídeo e até mesmo antes de escrever seu roteiro busque por referências.

Portanto as referências podem ser de seus concorrentes ou vídeos que realmente geraram resultados para as empresas. O importante é você saber as possibilidades e se inspirar para criar um vídeo que gera resultado para a sua empresa.