Vídeo Institucional

Vídeo institucional sempre deve ser focado no seu público alvo, desde a concepção da ideia, a criação do roteiro, as diárias de gravação até a edição final.

Em primeiro lugar o vídeo institucional deve mergulhar no universo do seu público alvo de maneira que ao assistir ele se sinta totalmente identificado com a sua marca.

Mas primeiro vamos a questões mais simples.

O que são vídeos institucionais, vídeos corporativos e vídeos empresariais?

Em primeiro lugar são o mesmo formato de vídeo, com diferentes nomes. Portanto são vídeos que podem ser focados em B2B ou B2C.

Esses termos se popularizaram devido à falta de informação e por isso acabamos tendo diferentes nomes para o mesmo formato de vídeo, mas isso não é nenhum problema.

As empresas que buscam produzir vídeo institucional normalmente são empresas com bastante tempo de mercado, focadas em valorizar a sua marca.

Em primeiro lugar isso não excluí que pequenas e novas empresas produzam um vídeo institucional.

Portanto para as empresas novas que precisam conquistar o seu público talvez o vídeo institucional não seja a melhor opção nesse momento.

Um dos principais fatores é se a sua empresa precisa desse tipo de vídeo nesse momento.

Como o vídeo pode ajudar a sua empresa

Afinal, quais são os desafios que a sua empresa enfrenta hoje e como o vídeo pode ajudar a resolve-los.

Ter a resposta para essa pergunta é crucial para prosseguir, independente do caminho a ser percorrido.

Em primeiro lugar saber os problemas que o vídeo pode resolver, vai ajudar na escolha do formato, no conteúdo do vídeo e no público alvo. Portanto podendo interferir até mesmo na forma de produção do vídeo.

Muitas empresas não sabem essa resposta e apenas querem produzir vídeos, o resultado é a falsa crença de que vídeo não gera resultado.

Essas empresas e profissionais estão muito enganados, o vídeo gera resultado. O grande problema foi que não estruturaram a pré-produção de forma correta, pensando no público alvo, no conteúdo e em outros pequenos detalhes.

Estratégia para vídeo institucional

A produção de vídeo institucional não é apenas a edição de vídeo e filmar. Os melhores vídeos institucionais são produzidos com estratégia e conhecimento sobre o seu público alvo.

Para um produtor de vídeo é crucial ter um briefing bem elaborado. Para que tenha como se guiar dentro da criação de vídeo.

Sem um briefing o produtor de vídeo vai se guiar apenas pela sua experiência. Criando de acordo com padrões que geram resultado, mas de forma genérica.

Como construir um roteiro de sucesso, sem saber quais as palavras que seu público alvo mais utiliza ou suas maiores dúvidas.

É como fazer um jantar para um pessoa, sem saber se ela gosta dos ingredientes que você vai utilizar, é um risco.

Gerar resultado com vídeo institucional

Os vídeos corporativos ou vídeos empresariais como muitos costumam chamar, geram resultado quando produzidos da maneira correta.

Os vídeos institucionais de empresas são vídeos que abordam de forma mais tradicional a história e estrutura da empresa. Porém isso não exclui utilizar um pouco de criatividade e humor.

Tudo depende como seu vídeo vai ser utilizado. Se o seu vídeo institucional vai ser utilizado para apresentar a sua empresa para investidores e outros parceiros de negócio, é importante produzir o vídeo pensando neles.

Utilizar palavras do nicho, situações e informações relevantes para esse público.

Produzindo vídeo institucional

Se atente ao fato de que esse mesmo vídeo, não vai causar o mesmo impacto se for assistido por um cliente.

Ao produzir um vídeo institucional focado nos seus clientes, você deve estar atento de que o mesmo vai acontecer. Apresentar um vídeo feito para seus clientes, não vai satisfazer seus investidores e parceiros.

Procure passar as informações da forma mais simples possível e de forma breve. Vídeos longos tendem a fazer o espectador perde a atenção e a retenção da informação fica prejudicada.

Ao apostar em vídeos dinâmicos e curtos você garante que todos que assistirem ao vídeo vão reter pelo menos 75% de toda a informação passada.

Isso é importante, pois se quem assiste ao seu vídeo não guarda a informação e a sua marca o vídeo não está gerando resultado.

Gerando conversões com vídeo institucional

Em primeiro lugar o que importa é o número de conversões que seu vídeo pode gerar e não quantas pessoas assistiram.

Imagine que seu vídeo tem 1 milhão de visualizações. Mas desse total apenas uma pessoa entrou em contato com a sua empresa após assistir o vídeo.

Por outro lado, se seu vídeo teve 100 visualizações e 10 pessoas entraram em contato após ver seu vídeo, estamos falando de resultado.

Portanto tudo é questão de estratégia, você quer ter o próximo viral ou gerar resultados?

Em alguns casos é possível ter as duas coisas. Isso é fruto de um trabalho muito bem estruturado, com tempo e verba. Além de contar com um pouquinho de sorte para viralizar.

Pense no público para produzir vídeo

Em primeiro lugar os vídeos institucionais quando voltados para o público tem a intensão de fortalecer a marca. Mostrando seus valores e sua missão.

Esse formato acaba gerando um vídeo motivacional, onde o público que se identifica com a marca se apaixona ainda mais.

O principal ponto é se esse é o objetivo da sua empresa.

Se você quer atingir resultados com vídeo de outra maneira, existem diversos formatos que podem ajudar a sua empresa.

Os vídeos empresariais ou vídeos corporativos são voltados para o nicho corporativo, b2b e geração de negócios entre empresários.

Dificilmente esses formatos de vídeo vão gerar negócio diretamente com o seu cliente final.

Por outro lado se sua empresa trabalha apenas com outras empresas o vídeo institucional pode ser uma excelente ferramenta.

Como sempre falamos por aqui, tudo é questão de estratégia.

Se sua empresa tem um vídeo institucional para passar seus valores e missão. Além de contar com outros pequenos vídeos que expliquem como funciona seu produto ou serviço. Seu cliente vai ter muito mais confiança na sua empresa.