Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação

 

O que é Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação?

Vídeo Marketing da Estratégia até a Comunicação é a primeira parte da série. Pensar na estratégia antes de comunicar é o ponto de partida. Se você ainda não montou sua estratégia de marketing e está querendo produzir um vídeo, saiba que será no mínimo arriscado. É como dar um tiro no escuro, você não sabe para quem está produzindo seu vídeo e muito provavelmente não sabe porquê está produzindo.

Algumas vezes o cliente diz:

“Eu quero um vídeo institucional”

Fica uma reflexão:

“será que o que você quer é o que você realmente precisa?”

Vamos começar

Uma estratégia de Vídeo Marketing visa principalmente resolver o problema do institucional, fortalecer a sua marca, agregar valores, criar identificação, humanizar a marca e se tornar referência no seu mercado.

Quando se possui estratégia, você sabe onde vai chegar, sabe quais ações realizar e o porquê realizar. Com o vídeo é exatamente a mesma coisa, imagine um E-Commerce. Ele que pretende produzir um vídeo Review de seus principais produtos, além de trazer dicas e tutoriais. Também pretende utilizar vídeo explicativo para que seja fácil mostrar ao público como sua empresa resolve os seus problemas. Ao mesmo tempo em que são lançados vídeos promocionais para atrair mais público. Dessa forma o vídeo institucional tradicional é substituído por uma série de vídeos. O que não exclui que o vídeo institucional seja utilizado em um próxima etapa, como forma de apresentação para B2B, por exemplo.

Formatos e onde utilizar vídeo

Todos os vídeos podem ser captados ou criados com técnicas de animação, podendo também mesclar ambas técnicas. O importante é se atentar a forma como a empresa quer ser vista pelo público e a estratégia de marketing. A linguagem a ser utilizada em cada formato de vídeo é extremamente importante para alcançar o resultado final.

Na Web temos uma grande variedade de público que vai chegar até seu vídeo e é hoje a principal ferramenta para distribui-los. Crie campanhas de Mail-Marketing, que além de serem excelentes ferramentas para comerciantes, ainda é possível acompanhar as métricas de maneira fácil.

Você pode enviar mensagens de vídeo para a caixa de e-mail, apresentar a sua equipe, escritório ou mascote da empresa. Criar vídeos de comemoração de feriados para agradecer aos colaboradores e clientes. Vídeo introdução para produtos mais complexos, evitando que o cliente precise do seu atendimento ao cliente ou que cancele sua compra. Vídeo de suporte ao cliente, separar perguntas e dúvidas mais frequentes para trabalhar ao longo do vídeo. Você pode aumentar a receita e potencialmente diminuir as despesas, reduzindo as devoluções e as chamadas da equipe de atendimento ao cliente.

É impressionante

O vídeo pode ajudar todas as áreas na sua empresa. Por isso o Vídeo Treinamento é utilizado para levar com precisão o mesmo treinamento a todos os colaboradores, em diferentes horários e locais. Quanto tempo e dinheiro você não estaria economizando?

Sem dizer que a produção de todos esses vídeos pode gerar outros conteúdos para o Facebook, Youtube, Instagram, Linkedin, Twitter, entre outras redes sociais, como já disse, tudo depende da estratégia, veja aqui algumas dicas de Como Utilizar o Youtube e o Facebook para Vídeo Marketing.

 

Descubra mais:

VÍDEO MARKETING – Criação de estratégia de Vídeo alinhada à sua estratégia de Marketing

VÍDEO INSTITUCIONAL – Contar a história e trajetória da empresa

VÍDEO EDUCATIVO – Conteúdo voltado para aprendizagem a distância

VÍDEO TREINAMENTO – Utilizado para treinamento de equipe

VÍDEO PRODUTO – Dicas, tutoriais e reviews

VÍDEO EXPLICATIVO – Explicar produto, empresa ou serviço

VÍDEO APRESENTAÇÃO – Apresentar seu produto, empresa ou serviço

PRODUZIR O SEU VÍDEO – Criação, Roteiro, Captação, Edição, Animação Gráfica

 

Na próxima semanas continuamos a série “da Estratégia até a Comunicação”, qualquer coisa deixa ai nos comentários.