Roteiro para vídeo institucional

O roteiro para vídeo institucional é crucial para produzir seu vídeo. O que você precisa saber é que o roteiro vai trazer todas as informações visuais e sonoras do vídeo.

Devemos começar pelo preenchimento do briefing. Depois começamos a escrever o roteiro, lembrando de colocar uma mensagem central. Despertar a curiosidade do público e engajar, colocar um call-to-action no roteiro.

Agora você vai descobrir como fazer um roteiro de vídeo.

Baixe aqui o nosso modelo de roteiro.

Briefing

Para fazer o roteiro utilizamos como base o briefing. O briefing vai dizer qual a função do vídeo e de que forma vamos nos comunicar, pois seu preenchimento abrange diversas questões.

Desde o objetivo do vídeo, duração, formato, até questões internas e externas da empresa. Para escrever o roteiro precisamos saber perfeitamente todas as informações possíveis sobre a empresa.

Por esse motivo, talvez o briefing seja a ferramenta mais importante para produzir um vídeo que gere resultado.

Você pode saber mais sobre o briefing, seu preenchimento e suas vantagens, em PRODUZIR VÍDEO PARA SUA EMPRESA.

Roteiro para vídeo institucional

Para escrever o roteiro para vídeo institucional, o roteirista precisa ter todas as informações alinhadas. Com base nessas informações, ele vai entender quais informações vão estar presentes na comunicação. Enumerando todas as informações, é possível ver quais se complementam e quais se anulam.

Então agora é hora de criar uma base de discurso e trabalhar de forma criativa para criar o melhor roteiro possível.

Mensagem central

Para produzir o roteiro é preciso ter uma mensagem central. Durante o briefing essa mensagem deve ter ficado clara. Se isso aconteceu, o roteirista vai conseguir extrair a ideia da mensagem.

Caso não esteja claro no briefing, o roteirista vai trabalhar em cima da visão dele sobre todo o processo e informações coletadas. Para criar o roteiro de forma eficiente, essa questão será abordada na apresentação do roteiro.

Engajar

Todo ser humano tem curiosidade naturalmente. Usar esse artificio para engajar o público é importante para o sucesso do vídeo. Além de dar uma força a mais para o roteiro bem escrito, já que serve como linha de locução do vídeo.

Call to action

O roteiro para vídeo institucional não pode ficar sem um call to action. Ter uma chamada para uma ação é parte fundamental. Podendo levar o usuário a acessar um site, tomar uma decisão de compra ou entrar em contato com sua empresa.

Talvez sua empresa já tenha alguma forma de call to action característica, que também pode ser implantada no vídeo. Esse é outro ponto a ser abordado durante a apresentação do roteiro.

Aprovação

A aprovação do roteiro vai acontecer por você e sua equipe, após a produtora de vídeo apresentar o roteiro a vocês. Nesse momento podem surgir alterações por ambas as partes. O roteirista pode preferir a visão de nicho que só sua empresa tem, ou você pode preferir utilizar um termo específico.

Seja qual for a situação, não há problemas. Isso é o que chamamos de tratamento do roteiro e ele deve ocorrer para escrever o melhor roteiro possível.

É assim que se faz um roteiro para vídeo.