Os 10 principais motivos de campanhas de Vídeo Marketing falharem

As pessoas adoram vídeos, prova disso é que elas preferem ver um vídeo ao invés de ler um texto. Seja no Twitter, Facebook, Instagram, Periscope, Youtube, Vimeo. Em 2017 74% do tráfego da internet vai ser de vídeos.

Então porque existem campanhas de Vídeo Marketing que falham?

Os 10 principais motivos de campanhas de Vídeo Marketing falharem

 

Para sua campanha de Vídeo Marketing ter sucesso você precisa fazer direito. Levar as pessoas a tomar ações, comprar, acessar o site e acreditar na sua marca.

Sua campanha de Vídeo Marketing falhou? Veja os 10 principais motivos de campanhas de Vídeo Marketing falharem

Identificação

Se o espectador não se conectar facilmente com a sua história, seu vídeo vai falhar. A mensagem precisa ser direcionada. Se a mensagem for para todos, ela não vai se conectar a ninguém. Seu espectador não vai compreender sua mensagem se a mensagem não for clara.

Produzir um roteiro de sucesso é o segredo para não cair nessa armadilha. Os melhores vídeos possuem mensagens claras. O problema é apresentado de forma clara, seguido de uma solução e um pouco de humor vão ajudar seu vídeo.

Objetivos mal definidos

Produzir um vídeo, simplesmente por produzir é um grande erro. Você precisa saber qual o objetivo que o vídeo deve ter. Quando os objetivos não estão claros e bem definidos, o roteiro não vai ter qualidade, assim como vídeo. Não ter os objetivos definidos, pode ser um sinal de que não é o momento ideal.

Você pode contar com a ajuda da Produtora de Vídeo. O ideal é ter seu objetivo defino e claro. Como o vídeo vai ajudar seu público a resolver os problemas. Quais os benefícios do seu produto, marca ou serviço oferecem.

Faltando Call to Action

Você sabe o que quer que o espectador faça ao final do vídeo?

Por favor, nunca faça um vídeo sem um Call to Action. Esse pode ser um dos erros mais graves. Você pode ter um roteiro incrivelmente criativo, mas sem um Call to Action ele não vale nada. Utilize palavras como “inscrever-se”, “ligar agora”, “acesse agora”, mostre a eles o que você quer que eles façam.

Produção Interna

Mas para fazer um vídeo é só pegar uma câmera e gravar, certo?

Errado!

Um erro comum, são empresas que querem copiar seus concorrentes. Decidem então criar seu próprio vídeo com recursos internos. Seu vídeo vai acabar ficando sem diversos elementos importantes. Transparecendo amadorismo e prejudicando o posicionamento da sua marca diante do seu público.

Se você não é uma produtora de vídeo, é melhor contratar uma produtora de vídeo. Caso contrário está correndo grandes riscos.

Fala muito e vende pouco

Seu vídeo trabalha em cima de argumentos de venda, parecendo um comercial de TV. Apenas mostra seu produto ao espectador, como em um anúncio. É mais um dos erros comuns.

As pessoas querem histórias interessantes. O espectador quer se conectar com sua marca.

O vídeo precisa encontrar o equilibrio para vender e ser autentico. Ter humor é um diferencial importante. Inclua algo chocante, que mexa com a percepção do espectador. Assim sua história de fundo vai se tornar relevante para quem assistir.

É apenas mais um

Vídeos chatos não se tornam virais. Apenas mais um vídeo entre milhões. Se seu vídeo não tem diferencial, nada que o destaque, ele vai ser esquecido. Sem um vídeo original, você não vai atrair seus espectadores.

Assuma alguns riscos, seja original, deixe sua marca.

Metadados

Um dos principais problemas é a falta de metadados. A maioria das campanhas de Vídeo Marketing não sabem o que é isso. É o de longe o item mais esquecido nas campanhas de Vídeo Marketing.

Metadados incluem todos os dados, títulos, tags e descrições do vídeo. Através dessas informações é que as pessoas conseguem encontrar seu vídeo no Google, Youtube e etc.

Use os metadados a seu favor. Você vai ter uma vantagem importante. Use ferramentas on-line para encontrar palavras-chave que o favoreçam no Youtube.

Sem promoção

Poucos vídeos se tornam virais. Alguns são realmente ruins. Mas os melhores acabam falhando por falta de promoção.

Ao lançar uma campanha de Vídeo Marketing, você já deve ter em mente que é necessário investir em promoção. Caso contrário o alcance do seu vídeo é pequeno. Divulgue no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, disponibilize links além do Youtube. Promova seus vídeos, tenha uma estratégia para cada rede social ou plataforma.

Mal feito

Até mesmo as melhores ideias exigem que sejam executadas da melhor maneira possível, afim de conectar com o espectador. Pense antes de fazer, se sua ideia é incrível, mas percebe que a execução não será a melhor, PARE. Você está a um passo de falhar.

Algumas vezes fazer o seu melhor não é o suficiente. É importante trabalhar com pessoas que entendam o mundo do Vídeo Marketing.

Legendas

Um dos itens que as pessoas dão pouca importância. Sem legendas ou transcrições seu vídeo não vai ser escolhido pelos motores de busca. Podendo ser o motivo pelo qual seu vídeo não atingiu o público-alvo.

Adicione uma legenda ou transcrição ao seu vídeo. Vai ajudar a aumentar seu alcance e torna-lo amigável aos motores de busca.

Conclusão

Todos querem que seus vídeos se tornem virais e que seu público entenda a mensagem.

Evitar esses erros vai te colocar mais próximo de atingir seus objetivos. Siga essas dicas para otimizar sua campanha de Vídeo Marketing e atrair mais pessoas.