O que é Vídeo Apresentação

Em primeiro lugar O que é Vídeo Apresentação pode parece um pouco confuso, mas garanto que você vai entender. O Vídeo Apresentação, pode ser sobre a sua empresa, produto ou serviço. Portanto o que distingue os formatos de vídeo é uma linha tênue e você precisa entender essa diferença.

Nesse post você vai saber sobre:

  • O que é Vídeo Apresentação
  • Entendendo melhor Vídeo Apresentação
  • A importância do Vídeo Apresentação
  • Quando utilizar Vídeo Apresentação
  • Quando não utilizar Vídeo Apresentação
  • Resumindo o que é Vídeo Apresentação

Quando falamos de vídeo institucional vamos falar sobre a história da empresa, sua estrutura e sua capacidade. Por outro lado se vamos produzir um vídeo explicativo a ideia é explicar ao público o que sua empresa, produto ou serviço pode fazer por eles.

O Vídeo Apresentação apesar de óbvio, segue a base de apresentar sua empresa, produto ou serviço. Porém diferente do vídeo explicativo, aqui vamos apenas apresentar o que é e não explicar.

Quer saber mais sobre vídeo explicativo? Acesse: http://nicefilms.com.br/video-explicativo-como-estrategia-de-comunicacao/

O que é Vídeo Apresentação

Em primeiro lugar o vídeo apresentação sempre vai contar o que é o seu negócio. Imagine que você tem uma Startup com uma nova proposta de prestação de serviço.

Essa é uma situação recorrente, portanto ao tentar explicar para o público como funciona o seu negócio você pode estar perdendo tempo e gastando sua energia, pois eles apenas precisam entender o que o seu negócio faz.

Portanto o Vídeo Apresentação é um formato de vídeo para que as pessoas entendam a sua proposta de serviço.

Entendendo melhor o Vídeo Apresentação

Para entender melhor existe um case da Amazon, apesar de hoje em dia esse vídeo já não está no ar. Alguns anos atrás a Amazon sofria com o fato do seu público não entender o seu modelo de negócio e com isso não estavam rendendo o que podiam.

Eles então produziram um Vídeo Explicativo sobre o caminho que a mercadoria percorre até chegar à casa dos seus clientes. A resposta foi extremamente positiva e as pessoas passaram a comprar mais, pois podiam entender como funcionava.

Mas será que se eles tivessem produzido um Vídeo Apresentação o resultado seria o mesmo?

Provavelmente não, porque o Vídeo Apresentação iria abordar o que é a Amazon, ou seja, um Market Place gigantesco, mas sobre isso o público nunca teve dúvidas.

A importância do Vídeo Apresentação

Quando falamos em estratégia, pensamos em uma sequência de ações para solucionar problemas e atingir resultados.

Portanto é crucial para qualquer negócio ter isso em mente. Cada formato de vídeo cumpre uma função, assim como cada área dentro do seu site por exemplo.

O Vídeo Apresentação é excelente para ser um dos primeiros vídeos na página inicial do seu site. Deixando desde o começo claro o que a sua empresa faz e como isso pode facilitar a vida do seu público.

Ainda pensando na estratégia, o Vídeo Institucional serve para passar maior credibilidade e contar sobre a história e a estrutura da empresa. O Vídeo Explicativo pode ser utilizado para superar objeções que o público pode ter sobre a sua empresa, produto ou serviço.

Você ainda pode produzir pequenos vídeos temáticos para as redes sociais e com isso fechar um ciclo de vídeos.

Isso é uma estratégia de vídeo, também pode ser chamada de Estratégia de Vídeo Marketing.

Dentro dessa proposta o Vídeo Apresentação é a linha de frente e provavelmente o primeiro vídeo a ser visto por quem acessar seu site.

Quando utilizar Vídeo Apresentação

Praticamente todas as empresas deveriam utilizar Vídeo Apresentação. Isso porque ele vai resumir de forma criativa o que a sua empresa faz.

Dessa forma o público vai se identificar de maneira fácil com a sua marca. Fazendo com que ele busque mais informações sobre a sua empresa.

Mas tudo depende da estratégia, por isso é importante entender o momento e os desafios que cada empresa está enfrentando.

Em alguns casos o Vídeo Explicativo pode ser a melhor solução para iniciar a produção de vídeo. Em outros casos o Vídeo Marketing pode atender melhor a essas necessidades. Até mesmo o Vídeo Institucional pode cumprir essa função.

Não existe uma regra, o que existe é a necessidade que você está enfrentando e a melhor maneira de acabar com isso.

Portanto existem dois momentos em que você deve considerar o Vídeo Apresentação. O primeiro é se você pretende produzir mais de um vídeo para sua empresa pois entende a real importância do vídeo nos dias de hoje.

A segunda é quando você sente que o público tem dificuldade em entender o que a sua empresa, produto ou serviço pode fazer por eles.

Quando não utilizar Vídeo Apresentação

Basicamente você não deve utilizar o Vídeo Apresentação quando a dificuldade do seu público for entender como a sua empresa, produto ou serviço funcionam.

Você também deve evitar esse formato se seu plano for fazer apenas um vídeo.

Nesses casos ou em outros parecidos, é importante lembrar da sua estratégia. O que você quer fazer com o seu vídeo, ou melhor, o que você quer que seu vídeo faça.

É importante entender que nada te impede de produzir o vídeo da maneira que mais lhe agrade. Porém nem sempre é a melhor forma para o público.

Existem vídeos que cumprem sua função e ainda vão além. Portanto é extremamente importante entender que cada formato de vídeo tem sua função e você deve estar aberto a isso.

Concluindo o que é Vídeo Apresentação

Portanto agora que você sabe o que é Vídeo Apresentação, deve entender que você deve entregar para o público o que ele quer consumir.

Então não se prenda a ideia de que apenas um vídeo será a solução. Com o crescimento da internet as pessoas consomem a cada dia mais conteúdo em vídeo.

Isso demonstra que as pessoas preferem ver um vídeo ao ler um texto. Com isso produzir apenas um vídeo pode minar o seu investimento.

Quando falamos em estratégia de vídeo marketing, falamos em estudo de mercado, de público, de concorrência. Entender como o mercado funciona, o que o público consome e como a concorrência se comporta nesse mesmo cenário é crucial para gerar resultados.

Aposto como praticamente todos os dias você sabe se vai fazer calor ou frio na sua cidade e com isso você se prepara para enfrentar o clima.

Com o vídeo não é diferente, saber essas informações vão deixar sua empresa mais próximas de atingir seus objetivos e se destacar.