O que é Animação 2D

Em primeiro lugar o que é animação 2D está diretamente ligado a animação 3D e ao motion graphics.

A animação é uma técnica para criar imagens digitais em movimento a partir de computadores. O princípio básico da animação vem do Stop Motion.

Vamos abordar os seguintes temas:

  • O que é Animação 2D
  • Produzir Animação 2D
  • Onde é utilizada a Animação 2D
  • Quando utilizar Animação 2D

Existem diferentes utilizações, as principais são para vídeos na internet, vídeos para TV e inclusive filmes. Desde os primeiros computadores foi percebido que era possível criar a ilusão de movimento nas imagens.

O que é Animação 2D

Animação 2D é então uma técnica de animação, de formas geométricas, ícones, textos e ilustrações. São animações feitas em computador e podem ter diferentes utilizações.

Georges Méliès pode ser considerado o pai da animação pois utilizava técnicas de Stop Motion que acabou influenciando o surgimento das animações.

A técnica de Animação vem do princípio de animar tela a tela ou quadro a quadro.

Para entender isso, é importante ressaltar que a cada segundo de um vídeo existem de 24 a 30 quadros. Portanto ao criar uma animação de 30 segundos, teremos de 720 quadros à 900 quadros.

Produzir Animação 2D

As etapas que envolvem a Animação 2D são simples e complexas. Isso acontece pelo fato de que a animação se divide em algumas poucas etapas.

  • Direção de Arte
  • Personagens (caso necessário)
  • Produção
  • Sound FX

Por outro lado essas etapas são complexas, pois de acordo com as necessidades cada uma pode demandar mais tempo para ser concluída.

A Direção de Arte

Essa etapa envolve a parte estética do vídeo e para chegar ao resultado esperado é utilizado como base o Roteiro para a criação do Storyboard. Dessa forma a animação vai começar a ganhar forma.

Os personagens

A criação de personagens são para casos específicos, mas normalmente são utilizados. Por isso vale lembrar que cada personagem vai passar pelo processo de Direção de Arte. Os personagens serão ilustrados para então serem animados em praticamente qualquer situação.

A Produção

É a parte da Animação 2D ou o famoso Motion Graphics, é quando as duas etapas anteriores vão se unir para dar vida ao vídeo. Apesar de parecer simples, o tempo de produção pode variar bastante de acordo com a complexidade.

O SoundFX

Essa é a etapa final, é aqui que as trilhas e efeitos sonoros são incluídos na Animação 2D para terminar de dar vida ao vídeo.

Onde é utilizada a Animação 2D

Em primeiro lugar entender o que é Animação 2D envolve saber onde utilizar a Animação 2D. Sua utilização vai desde tipografia animada ou cinética, elementos gráficos em um filme, vinhetas de abertura para Programas de TV ou filmes. Hoje a animação está presente em nosso cotidiano e nem nos damos conta.

Portanto agora podemos contar com as animações 2D em diferentes situações. Podemos por exemplo, utilizar as animações 2D para criar vídeos institucionais, vídeo apresentações, vídeos explicativos. Além de vídeos para Instagram, Facebook, Youtube e até mesmo criar desenhos animados.

Quando utilizar Animação 2D

A animação 2D pode ser utilizada quando for o melhor recurso disponível. Isso se aplica no caso de você precisar produzir um vídeo e ter que escolher entre captar um vídeo (filmar) ou utilizar a animação 2D.

Os custos são muito próximos e por isso esse fator acaba não sendo tão relevante hoje se o que você procura é resultado.

Portanto você deve utilizar a animação 2D quando seu objetivo for explicar temas mais complexos de forma leve, descontraída e simples.

Você pode descobrir mais sobre Animação 2D e 8 exemplos que separamos: http://nicefilms.com.br/exemplos-animacao-2d/

Você também pode conferir diferentes formas de utilizar Animação 2D nas nossas redes sociais: https://www.instagram.com/p/BjCeAdanzH5/?taken-by=nice.films

Existe ainda a possibilidade de se utilizar Animações junto com imagens captadas, sejam fotos ou vídeos para criar um novo vídeo.

Agora que você sabe o que é Animação 2D com certeza vai estar mais atento aos conteúdos em vídeo que você consome.