Melhores formatos de vídeo para sua empresa

Como escolher os melhores formatos de vídeo? Existem alguns formatos de vídeo para cada estratégia ou para o momento e o desafio que sua empresa está enfrentando. Em primeiro lugar é preciso ter em mente que normalmente as pessoas pensam que vídeo é tudo igual.

Portanto esse é um grande equívoco, porque cada formato de vídeo tem uma abordagem diferente. Podemos citar inicialmente pelo menos o vídeo institucional e o vídeo marketing.

Você vai saber mais sobre:

  • Melhores formatos de vídeo
  • Principais Formatos de Vídeo
  • O que é Vídeo Institucional
  • O que é Vídeo Apresentação
  • O que é Vídeo Explicativo
  • O que é Vídeo Marketing

É comum existir desconfiança sobre o poder do Vídeo, mas existe grande parcela que entende a importância e o poder do vídeo. Enquanto muitos são conservadores outros se aventuram a desbravar novos mares.

Os melhores formatos de vídeo para sua empresa

Os vídeos normalmente são direcionados para promover a marca, produto ou serviço da empresa. Podendo inclusive ser utilizado por empresas que buscam atingir resultado com vídeo criativo, por exemplo. Todos os formatos de vídeo podem ser produzidos em animação 2D, animação 3D ou com imagens capturadas.

Empresas que precisam atingir um objetivo, empresas que trabalham com marketing digital, marketing de conteúdo, Landing pages, vídeo ads devem saber a importância dos formatos dentro da produção audiovisual.

Portanto não é apenas o conteúdo do vídeo que deve ser levado em conta. Devemos começar a pensar desde a utilização do vídeo, para então definir o melhor formato e partir para a criação do roteiro.

A partir do roteiro é que o conteúdo do vídeo começa a ser relevante. Para cada formato existe uma abordagem diferente dentro do roteiro. A criatividade sempre vai ditar o ritmo, mas a utilização e o objetivo do vídeo é quem vai ditar a direção para a criação.

Principais formatos de vídeo

Vídeo Institucional

O Vídeo Institucional é o formato padrão que as empresas buscam produzir. Porém nos últimos anos esse comportamento vem mudando. Principalmente pelas empresas e seus profissionais de marketing começarem a entender que esse formato nem sempre pode ser a melhor escolha.

O Vídeo Institucional sempre é focado em contar a história da empresa, sua estrutura, sempre enaltecendo suas principais conquistas. Portanto é um formato de Vídeo aconselhado para grandes empresas que não buscam atingir resultado na internet.

É uma poderosa ferramenta para divulgar sua empresa, marca, produto ou serviço. Indicado para empresas que querem passar seus valores e missões a seus colaboradores, investidores e parceiros. Além de poder ser utilizado no site da empresa, redes sociais, eventos e reuniões.

Vídeo Apresentação

O Vídeo Apresentação é um formato de vídeo bastante utilizado, porém pouco reconhecido. O vídeo apresentação está sempre focado em apresentar sua empresa, seu formato de funcionamento ou atendimento.

Pode também apresentar seu produto, suas funcionalidades e diferenciais. Além de poder apresentar seu serviço, sempre levando em conta como e porque o seu serviço é diferente dos demais.

O Vídeo Apresentação é algo que praticamente todas as empresas deveriam ter. Isso porque é um formato flexível que se sai bem nas redes sociais, no site, em e-mails e até no WhatsApp.

Vídeo Explicativo

O Vídeo Explicativo é um formato bem semelhante ao Vídeo Apresentação. Porém sua diferença está na abordagem. O Vídeo Explicativo vai sempre abordar como sua empresa, produto ou serviço gera mudança na vida do seu público.

Também pode ser utilizado no site, redes sociais, e-mails e muito mais. Seu poder de persuasão está no fato dele eliminar uma parte das objeções do público.

Pois ao explicar como sua empresa, produto ou serviço pode ajuda-lo o público vai se sentir muito mais próximo e confiante da sua marca.

Vídeo Marketing

O Vídeo Marketing é a menina dos olhos, pelo menos para a Nice Films. O Vídeo Marketing é o formato mais completo de todos.

Principalmente porque o vídeo marketing trata da estratégia. Podemos dizer que o Vídeo Marketing é a junção de todos os formatos de vídeo. Isso porque o Vídeo marketing começa da estratégia lapidando cada etapa.

Nenhuma empresa deveria iniciar a produção de vídeo sem antes entender o que é o vídeo marketing e como ele pode ajudar a sua empresa.

O Vídeo Marketing pode ajudar sua empresa a curto, médio e longo prazo. O grande segredo está na estratégia. Afinal você não começa a divulgar nada na internet sem ter uma estratégia certo?

Como escolher os melhores formatos de vídeo

O primeiro passo para definir qual o formato de vídeo mais indicado para a sua empresa é entender o seu objetivo.

Falamos exaustivamente sobre isso, pois é extremamente importante esse ponto.

Se sua empresa pretende produzir apenas um vídeo é importante entender qual a maior necessidade e dificuldade que sua empresa enfrenta. Mas você também deve se atentar se essa dificuldade vai se estender e por quanto tempo isso pode acontecer.

Imagine que sua empresa sofre com a desconfiança dos clientes, pois eles não entendem como funcionam os processos da sua empresa.

Ao produzir um vídeo explicativo sobre o tema com o tempo o público não vai mais ter essa dúvida. Então qual será a próxima dúvida ou desconfiança que você vai precisar enfrentar?

Pois é pensando exatamente nisso que é importante entender a função e o objetivo final do vídeo.

Mas existe ainda o outro lado da história, que é o que realmente funciona. Seu público prefere consumir qual formato de vídeo ou qual o conteúdo seu público mais consome.

Por isso é importante contar com uma estratégia para entender o comportamento do seu público e de seus concorrentes.

Dessa forma será possível entender os melhores formatos de vídeo para sua empresa. Além de prever alguns movimentos e comportamentos futuros, gerando resultado com vídeo.