A Melhor Estratégia de Vídeo para sua Empresa

A melhor estratégia de vídeo para o seu negócio deve levar em conta alguns pontos importantes que vamos abordar.

Em primeiro lugar com o crescente consumo de vídeo em todas as redes sociais e diferentes plataformas temos muitas possibilidades. Portanto é crucial entender o posicionamento da sua empresa.

Melhor estratégia de vídeo

Em primeiro lugar, sem sombra de dúvidas a melhor estratégia de vídeo é apostar em vídeos que geram engajamento do seu público alvo. Porém isso depende de como sua empresa está presente na internet.

A clássica estratégia é produzir vídeo institucional, é o que a maioria das empresas buscam atualmente.

Por outro lado, o vídeo institucional normalmente exige um investimento maior e por isso nem todas as empresas estão no momento para utilizar esse formato.

Recentemente em algumas consultorias que realizamos identificamos que de 30 empresas, apenas 20% delas estão preparadas para esse investimento.

Mas para você entender melhor esse ponto, você deve levar em conta que um vídeo institucional pode ter formatos diferentes. Um dos formatos é o tradicional vídeo em que você apresenta a empresa, sua história e seus principais diferenciais para mostrar credibilidade.

Um formato mais recente e bastante utilizado é o vídeo marketing com técnicas de Storytelling que vai apresentar sua empresa de forma criativa para que o público se conecte com a sua marca.

Existe ainda o formato documental, onde você colhe depoimentos de colaboradores e até mesmo de clientes para contar sobre a transformação que sua empresa gerou na vida deles.

Porém se paramos para analisar friamente, podemos encontrar muitas variações do vídeo institucional.

Estratégias de vídeo

Como mencionamos, o vídeo institucional é o principal formato utilizado por diversas empresas. Mas hoje nossa intenção é ir além dele, por isso continue lendo para entender como sua empresa pode produzir vídeos que geram resultado.

Quando elaboramos uma estratégia devemos levar em conta os recursos disponíveis para atingir o objetivo. Por esse motivo se sua empresa não está no momento de realizar grandes investimentos a próxima estratégia deve ser de grande ajuda.

Uma alternativa

Você já ouviu falar de vídeo cartelado? É um formato de vídeo utilizado por empresas de varejo para divulgar seus produtos e promoções.

Existe um formato muito similar que vem tomando as redes sociais. Esse formato vem sendo produzido por agências de marketing e produtoras de vídeo que entendem a necessidade de seus clientes impulsionarem suas marcas.

O vídeo marketing para redes sociais visa a produção em massa de vídeos. Para que assim todas as semanas ao longo dos meses sua marca tenha vídeos para divulgar nas redes sociais. Dessa forma o custo é reduzido e ainda assim gerar resultado para a sua empresa.

Então se você quer divulgar sua marca com baixo custo, o vídeo marketing para redes sociais é a principal e melhor alternativa. Com ele você vai divulgar sua marca, gerar engajamento e consequentemente atrair mais público.

Por exemplo, se você é um médico, advogado, personal trainer, dentista ou tem um e-commerce, loja de roupa, eletrônicos, imobiliária, entre outros nichos. Você pode apostar nesse formato de conteúdo.

Com esses pequenos vídeos você pode levar dicas para o dia a dia do seu público, falar sobre a importância de determinados temas, informar seu público sobre promoções e outros assuntos.

Dessa maneira, em pouco tempo sua empresa vai ter os recursos necessários e você vai se sentir seguro para apostar em outro formato de vídeo. Essa estratégia vai gerar ainda mais resultado.

A mais comum

Porém se sua empresa tem recursos e quer começar de maneira forte a divulgar sua marca, apostar no vídeo marketing como vídeo institucional pode te trazer grandes resultados. Essa é sem dúvida a melhor estratégia de vídeo.

Além disso, sua empresa pode utilizar o vídeo produto, que é um formato de vídeo que visa apresentar as funcionalidades do seu produto, inclusive a sua utilização.

Uma excelente referência é a Amazon. Apesar do seu tamanho e sua credibilidade, há alguns anos ela enfrentou o problema que as pessoas não confiavam o suficiente para continuarem a fazer compras.

Sua estratégia foi criar um vídeo que mostrava como as encomendas eram entregues e com isso conquistou a confiança do seu público.

Mas ela ainda não estava satisfeita, por isso começou a produzir vídeos de seus principais produtos. Alguns vídeos contam alguma história, como um dia de churrasco de uma família que pode contar com seus produtos.

Outros vídeos são focados apenas na utilização, como utilizar determinadas funções ou em quais situações você pode utilizar os produtos.

O resto você já deve saber né, a Amazon se tornou uma grande empresa no mundo inteiro.

Temos muitos exemplos de empresas que apostaram no vídeo marketing como estratégia. Levando a cada dia mais e mais conteúdo em vídeo para seu público.

No Brasil

Por aqui essa cultura de produzir vídeos ainda está crescendo. Por isso temos poucas empresas que tem uma estratégia a longo prazo para produção de vídeo.

As que já se prepararam estão tendo grandes resultados. Mas isso não é um luxo apenas de grandes empresas, toda empresa pode atingir esses resultados e alavancar seu negócio.

Isso não é nenhuma fórmula mágica, é apenas a realidade. O consumo de vídeo cresceu, os buscadores como o Google dão preferência para resultados em vídeo. Nas redes sociais os vídeos se destacam automaticamente pois tem auto play. Além disso ainda temos a nova sensação que são os Stories em praticamente todas as redes sociais.

O vídeo não é uma tendência, é uma realidade.

Portanto se você quer atingir resultados melhores está na hora de produzir novos conteúdos. Assim vai atingir um novo público que está apenas esperando ser impactado pelo seu conteúdo.

Um recente atualização do Instagram trouxe uma enxurrada de propagandas para a timeline e para os stories. Imagine o quanto o público não está sendo impactado.

O vídeo traz muitas oportunidades, basta estar atento. Quem busca se destacar já está preparado para começar a produzir vídeo.

Em qual momento sua empresa está? Quer investir pouco e ter resultados ou quer investir em uma estratégia completa e atingir grandes resultados em menos tempo?

Não importa, a melhor estratégia de vídeo é o vídeo. Essa é a resposta para gerar mais engajamento e resultado para sua empresa.