Estratégias de vídeo SEO – Parte Final

 

Estratégias de vídeo SEO 2 – Parte Final

Estratégias de vídeo SEO 2 – Parte Final, vai nos mostrar os últimos passos para otimizar ao máximo seus vídeos. Os vídeos são ferramentas promissoras na obtenção de resultado das empresas atualmente. De que forma podemos ter certeza que haverá um bom retorno? Todo mundo quer ser visto, largar na frente, porém o que garante que será seu o vídeo visto e não do do concorrente?

Pensando em direcionar e ajudar a solucionar algumas dessas dúvidas, desenvolvemos este guia com informações importantes. Aplicar as estratégias de Vídeo SEO, para garantir que seu vídeo seja encontrado na internet e proporcione os resultados desejados.

Caso não tenha lido a primeira parte dessa postagem, é recomendável que a leia em principio.

Vale a pena salientar que bons resultados com vídeos são oriundos de uma séries de condições em cadeia. Como visibilidade, chances de cliques, tempo de permanência. Lembrando que resultados em cadeia se multiplicam em cada etapa, ou se anulam.

 

Vamos ver agora algumas técnicas determinantes na busca por melhores resultados.

 

 

Títulos ICON_1são fator essencial

Os títulos do vídeo no Youtube são basicamente a promessa do que será o conteúdo efetivo entregue, sendo de suma importância para captura da atenção do usuário. Por esse motivo os buscadores levam muito a sério os elementos presentes no título. O posicionamento do vídeo ou a página que usa o vídeo para um determinado termo de busca. Este campo deve conter o resumo do que há de maior valor no vídeo. Conter as palavras-chaves mais relevantes do roteiro, sendo ao mesmo tempo, atrativo para os usuários.

Cuidado, para não exagerar nas keywords e criar SPAM, ou até mesmo propaganda enganosa, os mecanismos de busca não são enganados assim tão facilmente. Se seu vídeo não possuir o conteúdo do titulo, o mesmo será identificado pelos buscadores, eles são bem mais espertos do que as pessoas em geral imaginam.

Tente se utilizar de no máximo 64 caracteres, pois é o tamanho limite do mostrado no Google, portanto seja fiel ao assunto do vídeo, atraia a atenção com poucas palavras e de forma bem criativa.

 

ICON_2Trabalhe sua miniatura

A miniatura, ou imagem de abertura é aquela que esta localizada antes de apertar “play” no vídeo. Estando ao lado do título, é o cartão de visitas do vídeo, e cumpre um papel fundamental para atrair visualizações. A imagem é usada na porta de entrada no Youtube,  nas ocorrências de busca no Google e nos outros mecanismos de busca.

É complicado dar dicas quanto a este ponto, pois cada caso deve ser analisado de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, e a variação de opções nos permitiria escrever um livro. Porém não se esqueça de escolher imagens que atraiam pessoas que de fato se interessem no que você vai oferecer, pois como no título, é importante atrair, mas mais ainda, atrair as pessoas certas. Afina o público para o qual o vídeo foi feito é aquele que, vai assisti-lo do início ao fim e interagir, o que conta muito para ranqueamento.

 

ICON_3Descrição do vídeo no Youtube inteligente

Em sua maioria os vídeo não possuem uma descrição completa. Tags que não são realmente relevantes. Um erro gravíssimo que deve ser evitado caso queira ter sucesso nas estratégias de vídeo SEO. Inserir com detalhes qual é a proposta de eu vídeo. Explicar as principais ideias abordadas. Esclarecer o porque ele é importante para o usuário aumenta significativamente as chances de visualização e interação. Ainda por cima o conteúdo da descrição aparece nos compartilhamentos em redes sociais ou em resultados de buscas. Esses pontos são extremamente importantes quando lidamos com Vídeo SEO.

Além disso, a descrição permite que você indique outras páginas com conteúdo complementar ou relevante, transformando curioso em seguidor ou potencial cliente.

 

ICON_4Divulgação em redes sociais

Se quiser alcançar os resultados esperados é bastante interessante divulgar seus vídeos nas redes sociais, como no Facebook, Twitter e outros. A maioria dos estudos revela que as redes sociais foram feitos para vídeos, e eles para as redes sociais. Afinal as pessoas gostam e compartilham aquilo que gostam, e o que as pessoas mais gostam na internet, são vídeos.

Estamos falando de um conteúdo que é divulgado gratuitamente em círculos aos quais você não teria nem ideia de acesso e chega com a indicação de alguém. O potencial é grande para visualizações, ranqueamento e novos negócios.

Ao divulgar seu vídeo você deve pesar se seu foco será em divulgar a pagina do Youtube ou sua pagina oficial, onde utilizou o vídeo. As duas formas são eficazes, porém cada uma delas com um objetivo. O Youtube premia mais visualizações que acontecem em sua própria plataforma, aumentando os resultados do vídeo propriamente dito. Agora, ao divulgar o endereço do site, irá ranqueá-lo de forma direta.

 

ICON_5Use Youtube Ads no inicio

Apesar de não ser propriamente uma ferramenta de Vídeo SEO, o Youtube Ads permite ajudar o vídeo a conseguir visualizações. Ultrapassando a prova social do numero de visualizações, que é onde o usuário analisa a relevância do conteúdo baseado no número de visualizações já existentes.

Para anunciar você deve possuir uma conta no Google Adwords e integra-la a do Youtube.

 

ICON_6Insira o vídeo no seu site

Seus vídeos sempre devem estar em seu website. Seja em uma postagem de blog, na home ou em abas específicas. Junto dele, sempre possua informações do roteiro dele, mesmo que com adaptações que auxiliem no entendimento dele. Dessa forma você facilita para as pessoas e também para os mecanismos de busca a “ler” seu vídeo. Aumentando o tempo de permanência na pagina.

Além disso, esta ação irá beneficiar a posição da página, por conter vídeo. Também vai beneficiar a posição a do próprio vídeo, por ter sido citado por uma página relacionada ao tema, no caso, a sua.

Tenha conhecimento de que seu site é capaz de informar ao Google quando aquela é uma pagina de vídeo. Pis assim irá com certeza aparecer nas buscas, como miniatura, o que tende a mais cliques.

 

ICON_7Use E-mail marketing

Se você possui uma lista de contatos que te acompanha, faça uma mensagem especial com o vídeo. Essas pessoas, tem boas chances de gostar do material e interagir. Evidenciando aos mecanismos de busca qual é o tipo de usuário que gosta do seu material.
Você pode inserir uma imagem no corpo do e-mail, igual a sua miniatura com um link que a direcione para uma pagina com o vídeo, de preferencia em autoplay. De novo, terá que escolher entre direcionar para o endereço do Youtube ou da página em que usou o vídeo. Não se esqueça de incluir a palavra mágica “vídeo” no título do e-mail para alavancar os cliques.

 

ICON_8Facilite as Interações

Sempre chame a atenção da audiência para ações ao longo do vídeo. Deixe botões e links como caminho para realizar essas ações. São validos desde pedidos para se inscrever no canal, para curtir o vídeo,  até assinar o Newsletter ou ainda realizar um pedido de orçamento. Esse trajeto precisa ser coerente com os objetivos de sua estratégia de vídeo marketing. Estando presentes em todos os lugares que forem adequados, por exemplo,  como na descrição do vídeo, no meio do blog, ou em botões no vídeo do Youtube, nas redes sociais e assim por diante. As Interações são sempre muito importantes para um bom ranqueamento.

 

Esperamos ter ajudado a encontrar alguma direção na definição de suas estratégias para Vídeo SEO.