Estratégias de vídeo SEO – Parte 1

Estratégias de vídeo SEO – Parte 1, tudo para você começar a produzir e otimizar seu vídeo. Você provavelmente já ouviu que Estratégias de vídeo SEO são garantias de resultados na produção de vídeos na era digital. Em primeiro lugar você sabe o que significa SEO?

“SEO ou Search Engine Optimization. Nada mais é que um conjunto de ações, técnicas e práticas de otimização para mecanismos de buscas. Conceitos estes que já vem sendo aplicados em grande numero na internet. Com esta recente popularização do SEO, surgiu a dificuldade de melhorar o ranqueamento apenas com as técnicas tradicionais. Acarretando em um crescente uso de vídeos, que são imbatíveis quando o assunto é alavancar ranqueamento.” Wikipedia

Introdução as Estratégias de vídeo SEO

Os vídeos hoje em dia são produzidos cada vez mais e possuem temas cada vez mais específicos. Logo passa a ser de extrema importância não só páginas que usem conceitos de SEO, mas também de Video SEO.  Técnicas específicas para otimizar vídeos e páginas com vídeos para mecanismos de busca.

Além disso, agora os espaços da internet foram ocupados. Uma empresa que almeje conquistar seu lugar ao sol e se manter ali, precisa cada vez mais de diferenciais. Aquele algo a mais, a resposta para necessidades antes não atendidas. Em resposta a isso, se da o aumento considerável de uso dos vídeos nas estratégias de conteúdo de vendas.

Sobretudo os profissionais de marketing dos Estados Unidos já usam vídeos em suas estratégias. Sendo que em 70% dos casos um dos objetivos principais é otimização nas posições de busca, o que mostra a importância do Video SEO. Uma tendência sem dúvida impactante que vem chegando ao Brasil.

Entendendo melhor as Estratégias de vídeo SEO

Para conseguir entender o motivo dos vídeos ganharem tanta importância, é preciso ter ciência do trajeto percorrido por um internauta. Entre uma simples busca até a compra de um determinado produto ou serviço de uma empresa.
Em primeiro lugar, as plataformas de busca, se utilizam de mecanismos que buscam entregar ao usuário resultados multimídia. Como os vídeos ainda são menos comuns que textos e imagens, eles levam vantagem nesse quesito. Em seguida, quando aparece na busca, uma página que possui vídeo recebe consideravelmente taxas maiores de cliques.

As pessoas preferem ver vídeos a textos. Eles são também o motivo que levam os usuários a ficar mais tempo no site, o que também gera benefícios de ranqueamento. Aí, depois de assistir ao vídeo, o usuário fica ainda mais propenso a interagir. Clicar em outros links ou comprar algo, o que é levado em consideração e bem interpretado pelos mecanismos de busca.

No entanto todos estes benefícios acontecem em cadeia. Qualquer uma das ações que for mal feita, comprometerá todo o processo. Um vídeo que possua um titulo ruim por exemplo, não irá atrair os cliques necessários e todo o resto deixa de funcionar. Ou mesmo que você consiga o clique, se o vídeo não prende a atenção logo no começo, perde ranqueamento. Resumindo cada uma das etapas é fundamental para um bom resultado final.

Etapas fundamentais das Estratégias de vídeo SEO:

Aqui estão 7 etapas das Estratégias de vídeo SEO para você começar a implementar no seu vídeo e começar a gerar resultado com vídeo.

O uso do Youtube

ICON_1 Pesquisas recentes da Searchmetrics, apontam que mais de 80% dos vídeos que aparecem na busca do Google são do Youtube, este fato esta diretamente relacionado com o Youtube ser um site do Google.

Mas e todos aqueles outros bilhões de vídeos hospedados diretamente no Facebook, porque eles não aparecem?

Apesar de existirem muitas vantagens em se utilizar do Facebook Vídeo Ads, eles são anúncios. Não aparecem nos resultados de busca em um buscador. Por razões internas, a rede social não deixa robôs explorarem seus arquivos, tornando impossível ranqueamento efetivo. Quando falamos em ranqueamento o Youtube vai ser a melhor opção. Os profissionais de marketing mais antenados garantem sem dúvida nenhuma.

Produza conteúdo relevante

ICON_2O principal diferencial de qualquer vídeo, tem inicio com um roteiro de qualidade e muito bem estruturado. Isso vale para todos os tipos de vídeo e objetivos, afinal é neste momento em que as principais decisões são tomadas.

No vídeo SEO não tem poque ser diferente.

No começo, para ter uma boa posição nas buscas, seu conteúdo deverá ser montado de forma a passar valor para o público. Isso será determinante para que a pessoa assista até o final ou não seu vídeo. Também se vai curtir, compartilhar, seguir seu canal, clicar em outras postagens suas, comprar alguma coisa.

Parece bastante óbvio, mas quando trabalhamos com as técnicas de ranqueamento para muitas pessoas, acabamos nos perdendo e esquecendo do básico. Só entregar informação com qualidade e valor agregado para o público do momento. Ele pode ser um anúncio, um vídeo institucional, um vídeo tutorial. De acordo com sua estratégia, ele precisa ser relevante como um todo, ou jamais fará diferença no ranqueamento.

O tema precisa ser abordado de forma inteligente

ICON_3Se você contar com informações bastante relevantes, é possível que você encontre pessoas que vão gostar de seu conteúdo por si só. Mas técnicas de roteiro especializadas podem ser usadas para obter o máximo de resultado esperado.

Deve ser apresentado de forma clara e condizente com seu público e o que eles buscam do início ao fim, cada imagem e palavra contam em um bom roteiro.

A internet possui um intervalo de atenção menor. As pessoas tem o poder de decidir rapidamente se vão ou não assistir os próximos segundos de seu vídeo, se vão interagir ou mudar de página. Essas ações também são medidas pelos mecanismos de busca, para decidir sua posição sempre que alguém buscar algum tema relacionado.

Otimize seu texto visando Vídeo SEO

ICON_4 Um vídeo criado com valor e possuindo uma abordagem inteligente, terá que ser capaz de otimizar as palavras utilizadas de forma perspicaz, parecido como se faz em páginas de estatísticas, levando em consideração vários pontos, mas principalmente com as palavras-chave e variações dela, que você quer associar a seu conteúdo para elevar ranqueamento.

O roteiro como você pode ter reparado, é assunto presente na maioria dos tópicos, o que evidência a sua importância. 

Contudo cuidado para não exagerar no uso de palavras-chave, os mecanismos de busca atuais, são espertos o suficiente para identifica-las de forma natural.

Aplique “closed caption” no Youtube

ICON_5Através do closed caption, é possível ao espectador ler literalmente o vídeo. Sem isso algumas das técnicas e truques utilizados no roteiro terão menos efetividade no ranqueamento.

Mesmo que sejam grupos menores de internautas que tenham esta preferencias, o fato de eles rejeitarem o seu conteúdo rapidamente, prejudica potenciais contatos em outros conteúdos e minimiza a posição no ranking.

Ele foi desenvolvido em principio pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. Porém em sua maioria é utilizado por pessoas que não possuem deficiência alguma, elas utilizam por motivos diversos como, não poder utilizar som no momento, ou pela preferencia em assistir a vídeos com legendas.

Crie uma integração entre seu site e seu canal do YouTube

ICON_6Ao gerenciarmos nossa conta no YouTube é possível conectar o canal ao site oficial da empresa, ao realizar essa ação, uma autoria nos mecanismos de busca é iniciada. Essa ação é encontrada na aba de configurações de seu canal, sobe o nome de integração.

Essa ação inclusive é muito bem calculada pela indexação do Google e tanto o vídeo quanto a empresa ganham pontos de ranqueamento.

 

Associe o Google+ também

ICON_7A aplicação de uma interação e integração do Google+, rede social própria do Google, com seu site e canal do Youtube faz com que o resultado seja muito bem interpretado pelo buscador.

Desta forma, os canais no Youtube integrados ao Google+ ganham pontos, principalmente se o negócio tiver endereço real.

Além disso seus vídeos postados no Youtube, automaticamente aparecem no perfil da empresa no Google+ e conforme recebam as marcações de “plus one” dos internautas, passam a ter resultados de maior destaque.

Portanto essas são algumas das principais etapas da Estratégias de vídeo SEO que devemos nos atentar quando falamos de Vídeo SEO, em breve outro post contendo mais etapas importantes.