Estratégia de Marketing

Ter uma Estratégia de Marketing é crucial para o seu negócio, por isso vamos mostrar para você a real importância de entender como atingir seu público e gerar resultado.

No Brasil o crescimento do tempo gasto pelo usuário nas redes sociais tem crescido e muito, é o que aponta o estudo realizado pela ComScore.

Você sabia que 78% dos Brasileiros que navegam no desktop acessam as redes sociais? Entre 2017 e 2018 houve um aumento de 25% no uso das redes sociais por usuários de desktop.

As redes sociais são mais utilizadas pelo público jovem, concentrando 52% do público na região Sudeste do país.

Em primeiro lugar o público de 15 à 24 anos representa 26%, enquanto o público de 25 à 34 anos representa 24%. Portanto o público de 35 à 44 anos representa 22%, o público de 45 à 54 anos representa 17% e o público de 55 anos ou mais representa 11%.

Isso demonstra que apesar da maioria do público das redes sociais serem os jovens, o público mais velho também está presente. Justificando assim o investimento das marcas nas redes sociais.

As redes sociais são mais utilizadas nas regiões com maior densidade demográfica.

Onde o Sudeste representa 52% desse público total, o Nordeste 19%, Sul 15%, Centro-Oeste 12% e Norte com 2%.

 

Redes Sociais no Mundo

Para reforçar ainda mais o crescimento das redes sociais um estudo da Shareablee e ComScore aponta que as ações nas redes sociais nos Estados Unidos em 2016 foram de 60.8 Bilhões e em 2017 de 73 Bilhões.

O volume total de ações no Facebook, Twitter e Instagram cresceu cerca de 20% nesse período.

Entre essas redes sociais em 2017 o Instagram concentrou 55% dessas ações, enquanto o Facebook concentrou 40% e o Twitter 5%.

Analisar o comportamento do público nos Estados Unidos é um importante termômetro para entendermos o caminho do comportamento do público no Brasil.

 

Redes Sociais no Brasil

Já no Brasil o volume total em 2016 foi de 7 Bilhões e em 2017 7.7 Bilhões de ações, isso representa um crescimento de 10%.

Entre as redes sociais o Facebook concentrou em 2017 72% das ações, o Instagram 25% das ações e o Twitter 4% das ações.

Em primeiro lugar no Brasil as marcas começaram a entender a importância das redes sociais um pouco mais tarde. Porém isso não diminui o crescimento dos últimos anos, na verdade isso nos mostra uma incrível oportunidade de crescimento ao longo dos próximos anos.

Portanto a tendência é que o número de ações no Facebook e Instagram fiquem mais próximos. Tudo é questão das marcas começarem a entender o melhor conteúdo para entregar em cada plataforma para o seu público.

É crucial entender que ainda podemos explorar muito as ações nas redes sociais e gerar resultados importantes, tanto para pequenas empresas quanto para grandes empresas.

 

Formatos de conteúdo nas Redes Sociais

O formato de conteúdo com mais engajamento ainda é a Foto com 39%, seguida pelo vídeo com 33% e o link com 28%

Os post com foto tem em média 87% de reações,9% de compartilhamentos e 4% de comentários.

Enquanto os posts com vídeo tem 55% de reações, 35% de compartilhamentos e 10% de comentários.

Guarde bem essas informações, elas são cruciais para elaborar a sua estratégia de marketing. Os conteúdos a serem produzidos dentro da sua estratégia precisam gerar resultados.

Portanto produzir conteúdo em vídeo é importante para pequenas empresas que querem crescer e para grandes empresas que querem aumentar seu público.

O vídeo é importante para atrair, engajar, fidelizar e aumentar a sua notoriedade no mercado.

 

Porque isso é importante para sua Estratégia de Marketing

A estratégia de marketing da sua empresa precisa ser traçada de uma forma que o resultado seja o melhor para o seu negócio.

Atualmente as grandes marcas produzem todos os formatos de conteúdo, inclusive buscando sempre alguma inovação para atrair o seu público.

O compartilhamento nas redes sociais é importante para levar o seu conteúdo a mais pessoas de forma orgânica. O compartilhamento pode ser comparado ao boca a boca. Pois está sendo compartilhado entre pessoas, o que aumenta o nível de confiança. Dessa forma você gera fidelidade e reconhecimento da sua marca.

As reações são importantes pois mostram que seu público está engajado com a sua marca. Dessa forma seu público está preparado para ações nas redes sociais, pois eles assistem a sua marca, consomem seu conteúdo. Entregue a eles conteúdos que eles querem consumir.

Os comentários cumprem um papel importante nesse termômetro. Com os comentários é possível estar mais próximo do seu público. Saber o que eles pensam, como se sentem em relação a seus produtos e serviços.

 

Sua estratégia de vídeo marketing

Por isso ter uma Estratégia de Marketing é crucial para gerar resultados. Nesse aspecto o vídeo pode ajudar a sua marca a atrair mais público.

O vídeo tem um resultado mais equilibrado obtendo compartilhamentos, reações e comentários. Engajando e entretendo seu público para que eles se mantenham fiéis.

Produzir vídeo para as redes sociais é uma estratégia que vai atrair mais público através do compartilhamento. Estreitar a relação com o público através dos comentários e manter o público atento a sua marca com as reações.

Organicamente seu público vai crescer e isso vai gerar resultados para a sua empresa ao longo do tempo. Mas você pode também promover seu vídeo para obter resultados mais rápidos em todas as plataformas.

Post pelo menos um vídeo por semana com temas que sejam do interesse do seu público. Um simples exemplo é falar sobre assuntos do seu nicho ou problemas que sua empresa ou produto resolvem.

Esse inclusive é um formato de conteúdo em vídeo que tem ganho bastante atenção das empresas atualmente. Esses vídeo apresentam baixo custo por serem vídeos mais simples.

 

O que faz um conteúdo ser compartilhado

Em primeiro lugar as pessoas sempre vão buscar compartilhar algo com que elas se identifiquem.

Portanto elas levam em conta a circulação social, se provoca emoção, se é útil e conta uma história.

Além do fato de ser bom para a sua imagem, inteligente, promover conhecimento, ter relação com uma tribo ou comunidade.

Por isso sempre pense no seu público ao produzir seu conteúdo e traçar a sua estratégia. Não existe termômetro melhor do que o seu próprio público.