Como usar vídeo em sua campanha de e-mail marketing

Vamos descobrir Como usar vídeo em sua campanha de e-mail marketing. Em primeiro lugar o e-mail é parte do dia-a-dia nos negócios. Além de ser uma das principais ferramentas de marketing utilizadas para desenvolver e cultivar relacionamentos com seus potenciais clientes.

Mas infelizmente, é difícil destacar sua campanha entre tantos tipos de e-mail na caixa de entrada do destinatário. Imagine então obter uma resposta do seu e-mail.  Se você acredita que esse problema existe, vamos deixar algumas dicas para otimizar a taxa de cliques nas suas campanhas.

Os vídeos são a melhor forma de se estar presente, é por isso que você precisa saber Como usar vídeo em sua campanha de e-mail marketing. Você leva informação e entretenimento, respeitando o tempo do seu público-alvo.

Para você ter uma ideia do poder dos vídeos. Recentemente o Facebook e o Twitter  começaram a dar destaque aos vídeos  no feed de notícias dos usuários. O Facebook tem inclusive a função de auto-play, que faz com que os vídeos reproduzam automaticamente sem áudio.

Portanto isso torna a utilização de vídeos uma excelente ferramenta, fazendo com que seu vídeo tenha mais destaque e seja visto por mais pessoas.

Como usar vídeo em sua campanha de e-mail marketing

Em um estudo realizado pela GetResponse com quase um bilhão de e-mails, aqueles que continham vídeo obtiveram uma taxa de clique 96% maior do que aqueles sem.

Então por que não utilizar essa prática para sua campanha de e-mail e começar a usar vídeo em suas campanhas?

Além disso você leva informação e entretenimento, respeitando o tempo do seu público-alvo. Seu e-mail certamente vai se destacar entre vários outros que nem se preocuparam com a formatação do texto, nem do conteúdo. 80% das pessoas que assistem a um vídeo se lembram da marca por até 30 dias. E a ciência tem mostrado como isso funciona, as pessoas preferem ver vídeo a ler um texto.

Consequentemente algo importante a se levar em conta é que alguns serviços de disparo de e-mail simplesmente não são compatíveis com a reprodução de vídeo.

Você vai dizer

“Ah, mas eu quero ter a taxa de cliques 96% maior que você acabou de me falar!”

Relaxa, você ainda pode conseguir, basta usarmos a criatividade a nosso favor. Existem algumas maneiras de contornar esse problema. No fim das contas pode trazer resultados ainda melhores, do que a auto-reprodução do vídeo direto no corpo do e-mail.

Como usar vídeo em sua campanha de e-mail marketing em 4 etapas

ICON_1Use um GIF animado com um botão Reproduzir

Em primeiro lugar inclua dentro do seu e-mail uma miniatura de GIF animado com um botão de reprodução para imitar a aparência de um player de vídeo. Assim você está indicando visualmente de que um vídeo é parte do e-mail. Portanto quando leitor clicar em “PLAY” será direcionado para página do vídeo, seja no seu site ou direto no Youtube, por exemplo.

 

ICON_2Incorpore o vídeo em sua página de destino com Auto-Play

Além disso quando alguém clica em “PLAY”, ele espera que o vídeo comece a tocar. É importante não confundir o destinatário, fazendo com que ele tenha que clicar em outro botão assim que chegar a página de destino. Assim você retém a atenção dele imediatamente.

Assim os seus vídeos de topo de funil possuem de 30 a 60 segundos de duração. Guarde os vídeos mais longos para as pessoas que estiverem nas outras etapas da jornada do cliente. Pessoas que estão interessadas em conteúdos com mais profundidade.

O objetivo é trazer uma nova perspectiva, manter o vídeo curto e sutil. Esclarecer os detalhes é o segredo, assim você vai seduzir a pessoa a querer aprender mais.

Portanto para as outras etapas ao longo da jornada do cliente, você deve incluir vídeos que respondem perguntas que você já sabe que eles tenham sobre seu produto. Criar demonstrações ou vídeos personalizados sobre como seu produto resolve um problema para eles.

 

ICON_3Chamada à ação ou Call-to-Action

Incluir um call-to-action durante ou no final do vídeo para levar ao próximo passo. Se inscrever na newsletter, baixar um e-book, curtir o vídeo, se inscrever no canal do Youtube, entre outros.

Uma excelente ideia é mostrar as pessoas um case de sucesso de um cliente com desafios parecidos. Não se esqueça de colocar botões para compartilhar o vídeo através das redes sociais.

 

ICON_4Acompanhar as Métricas

Você pode enviar milhares de e-mails, da forma como você preferir. Mas se você não monitorar e acompanhar as métricas, você não vai saber se seus e-mails estão funcionando. Todos os serviços de disparo de e-mail marketing trazem ferramentas que mostram quem clicou no seu e-mail. Quais links clicados dentro do e-mail, vídeo ou outra forma, além de mostrar a taxa de abertura dos e-mails.

É possível acompanhar as métricas dos vídeos e descobrir quem assistiu ao vídeo por mais tempo ou onde o espectador perdeu o interesse e saiu do vídeo. Por exemplo, se Paula clicar em “play” em um vídeo de demonstração e após 10 segundos sair do vídeo, podemos dizer que não era interessante para ela o conteúdo. Porém Jorge assistiu ao vídeo até o fim, além de responder ao call-to-action durante o vídeo.

Provavelmente agora que você saber Como usar vídeo em sua campanha de e-mail marketing, você está preparado para o próximo desafio.

O E-mail pode não ser tão eficaz quanto o vídeo para levar informação e entreter o público, desenvolvendo novas ligações e envolvendo o cliente. Mas é ainda uma forte ferramenta de negociação e uma excelente forma de estar em contato com o público. Portanto adicionar o vídeo a sua campanha de e-mail marketing irá trazer resultados positivos para seu negócio.