Como escrever um roteiro de vídeo matador

Vamos te dar ótimas dicas de como escrever um roteiro de vídeo matador. O incrível poder que o vídeo possui para contar histórias comoventes e convincentes sobre seu negócio. Antes de se preocupar com a ilustração e a animação, você deve focar todos os esforços no roteiro. Um roteiro bem escrito e envolvente é a base para um vídeo explicativo de sucesso. Não importa as soluções mais criativas encontradas para animar o vídeo sem um roteiro matador.

Então como escrever um roteiro de vídeo matador?

Para saber se seu roteiro está no caminho certo, você deve antes de tudo conhecer seu público alvo. Agora com seu público, você pode definir a mensagem a ser passada. Escolha também um call-to-action, vai te ajudar na montagem do roteiro.

Garanta que seu roteiro seja curto, o tamanho do seu roteiro vai depender do seu público alvo e claro da mensagem a ser passada para esse público. Normalmente um espectador em um auditório leva cerca de 6 a 8 minutos para se distrair do conteúdo. Um usuário da internet leva de 2 a 4 minutos no seu site, dependendo do quão atraente é seu conteúdo e claro, se ele de fato precisa do seu produto.

Transmita sua mensagem nos primeiros 30 segundos. Tente reduzir a mensagem geral do vídeo em uma única frase, assim você gera impacto e garante que está passando a mensagem.

Tenha 100% de foco

Foque seu roteiro no seu público alvo e fale diretamente com ele. Uma dica simples é utilizar pronomes pessoais “você” e “seu”, dessa maneira o público vai se identificar e perceber que a mensagem é pessoal. Outra forma é apresentar ao público assuntos que eles realmente se importam. Eles estão realmente interessados em saber como você pode ajuda-los.

Não perca seu tempo dizendo a eles o que eles já sabem. Concentre-se em mostrar a eles o que eles realmente precisam saber sobre você e sua empresa. Dessa forma eles vão passar a confiar em você, influenciando diretamente nas escolhas que eles vão fazer a seguir. Não empurre seu produto para o cliente, seja amigo, apresente as soluções a partir da sua perspectiva. Assim os clientes certos vão chegar até você, pois vão se identificar com a sua empresa, desejando ter você para solucionar os problemas que eles estão enfrentando.

Como contar sua história

Encontrar a linguagem certa para seu vídeo pode parecer um grande desafio, o segredo é conhecer seu público. Saber os medos, os problemas, as melhores formas para solucionar esses problemas. Crie uma imagem mental de seu cliente, escreva um breve resumo. Defina em uma frase o objetivo do vídeo e o que você deseja que o espectador realize no final do vídeo. Seguindo esses passos você vai sem dúvida encontrar a melhor linguagem para seu vídeo.

Conte uma história de verdade, a base para o roteiro de um vídeo explicativo é o Storytellin.  Utilizar essa técnica com criatividade pode trazer resultados incríveis, a estrutura é apresentar um problema, seguido de uma solução, uma breve explicação sobre o funcionamento do produto e finalizando com uma ação que o espectador deve realizar.

O diferencial do seu roteiro, da sua marca vai ser justamente contar a melhor história possível, contendo esses dados de forma natural. Introduza histórias reais de como seu produto ou sua empresa transformaram a vida de seus clientes. Quanto melhor você contar histórias sobre sua empresa, mais provável se torna que os espectadores de identifiquem com sua marca. Vão passar a entender de forma fácil o que você está oferecendo a eles.

Para finalizar

Utilizar o humor na medida certa pode trazer incríveis benefícios para o resultado final do vídeo, tenha certeza de que você não está forçando uma piada. Tudo deve se encaixar naturalmente, como se não fosse possível dizer outra frase naquele momento. O oportunismo é a chave para utilizar o humor como ferramenta no seu roteiro. Não se esqueça, tenha bom senso. Quando utilizamos o humor de forma errada tiramos toda a atenção do vídeo, fazendo com que a mensagem não seja passada.

Atenção para a locução, manter o diálogo do vídeo entre 125 e 150 palavras por minuto é uma dica extremamente importante. O ser humano é capaz de dizer em média 200 palavras por minuto. Durante o vídeo o espectador precisa de tempo para absorver as informações. Tenha cuidado para não se tornar uma metralhadora de palavras, pois isso vai fazer com o público deixe de assistir seu vídeo.

Invista seu tempo e de sua equipe no roteiro, pois ele é a base para criação do vídeo. Um roteiro mal estruturado vai resultar em um vídeo mal produzido. Tenha sempre em mente que o vídeo deve ser envolvente e fácil de entender, do contrário já sabemos o resultado.